11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os benefícios que a prática de exercícios traz para o seu coração

Você quer prevenir doenças cardíacas e trazer benefícios para o seu coração? A prática de exercícios físicos pode ajudar!

O coração é um dos órgãos fundamentais no funcionamento do corpo humano, mantê-lo saudável significa ter boa qualidade de vida. Por isso trouxemos os benefícios que a prática de exercícios físicos traz, confira!

1. Redução da Pressão Arterial e Aumento do Débito Cardíaco

A prática de atividade física reduz a pressão arterial, observado com ainda mais frequência em hipertensos. A pressão alta retrata o fato de que o coração está tendo de fazer “muita força” para bombear o sangue. Além disso, também aumenta o débito cardíaco. O débito cardíaco nada mais é do que a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear. Com isso, a prática de atividade física, devido ao aumento dos batimentos, circulação sanguínea e melhor oxigenação, maximiza a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear.

2. Redução do Estresse

O estresse pode atacar diretamente o funcionamento do sistema cardiovascular, devido à produção dos hormônios, aumento da glicemia e da pressão arterial. Quando você pratica atividades físicas, o corpo “acredita” estar em um momento de aumento da glicemia e pressão arterial, fazendo com que os índices baixem e, consequentemente, o estresse seja diminuído.

3. Aumento de HDL e Diminuição do LDL

Vamos simplificar os nomes, HDL (colesterol bom) e LDL (triglicerídeos = gordura sanguínea). A atividade física origina a quebra de gorduras para produzir energia e, posteriormente, acelera o processo do HDL levar as moléculas de gordura sanguínea até o fígado para eliminá-las, diminuindo a quantidade de colesterol no corpo. Em que isto ajuda no sistema cardiovascular? Simples, o triglicerídeo e colesterol em excesso são os principais causadores da doença arterial coronariana, e você estará prevenindo.

4. Fortalecimento do Músculo do Coração

Os exercícios físicos fortalecem também o músculo do coração, já que o mesmo precisa trabalhar mais intensamente. Consequentemente, isto aumentará a capacidade de bombear sangue e também de circula-lo no corpo, devido ao aumento de oxigênio, melhorando a distribuição de nutrientes e expelindo rapidamente as toxinas.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).