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Alimentos naturais para emagrecer: conheça os 5 mais indicados

Saiba quais alimentos você deve adicionar à sua dieta para favorecer a perda de peso sem passar fome e ainda proporcionar diversos benefícios para a sua saúde.

Perder alguns quilinhos, voltar a entrar naquela calça linda que não serve mais e conquistar uma saúde melhor estão entre as metas de muitas mulheres para o verão. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer os melhores alimentos naturais para emagrecer.

Afinal, fazer uma dieta maluca até pode fazer você se livrar de alguns quilos nos primeiros dias, mas esse não seria um emagrecimento saudável nem duradouro – e a tendência é recuperar tudo logo em seguida.

Conheça os 5 melhores alimentos naturais para emagrecer

Pode até parecer contraditório, mas, para emagrecer, é preciso comer – ou, melhor dizendo, se alimentar bem, fornecendo ao corpo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento e algumas substâncias que dão uma mãozinha na hora de perder peso.

Conheça os alimentos que devem estar presentes na dieta de quem quer emagrecer com saúde:

  1. Chá verde

O chá verde entra na lista dos melhores alimentos naturais para emagrecer por diversos motivos. Originado da mesma planta com a qual se faz o chá preto e o chá branco, o chá verde se diferencia porque seu processo de desidratação conserva melhor seus componentes.

Entre eles, estão as catequinas, um grupo especial de flavonoides que regula o metabolismo das gorduras e favorece a quebra do tecido adiposo. Dessa forma, essa gordura pode ser utilizada pelo organismo em vez de apenas ficar acumulada.

Outro benefício das catequinas é que elas ativam os receptores cerebrais da leptina, um hormônio responsável pela saciedade. Com isso, o chá verde ajuda a prolongar a sensação de plenitude.

Além disso, o chá verde é termogênico, o que significa que ele acelera o metabolismo. Esse efeito acontece pela presença da cafeína associada com substâncias chamadas polifenóis, e essa combinação resulta em um gasto de energia acelerado, reduzindo o acúmulo de gordura.

Por fim, o chá verde ainda contém substâncias que aumentam a produção de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento. Assim, ele ajuda a combater a ansiedade e evita que você desconte suas frustrações na comida.

  1. Chia

A chia é bastante calórica, pois a porção de 100 gramas tem 486 calorias. Porém, os benefícios dessa sementinha compensam seu valor energético, fazendo dela um dos melhores alimentos naturais para emagrecer.

Um desses benefícios é o fato de ela ser rica em fibras solúveis, que formam um gel ao entrar em contato com a água. Assim, quando a chia chega no estômago, essas fibras se expandem e dão sensação de plenitude, além de retardar a absorção dos açúcares.

alimentos naturais para emagrecer

Em consequência, a chia ajuda a evitar os picos de glicose no sangue, os quais despertam a liberação da insulina – um hormônio que favorece o acúmulo de gordura na região abdominal e ativa o centro da fome no cérebro.

Para aproveitar esses benefícios, você pode consumir 2 colheres de sopa por dia (cerca de 25 gramas) junto com sucos, iogurtes, arroz, saladas etc. Outra dica é misturar uma colher de sopa em meia xícara de água, esperar 30 minutos e consumir uma colher antes das refeições.

  1. Gengibre

O gengibre é uma raiz de sabor marcante que traz diversos benefícios para a saúde, incluindo o auxílio no processo de perda de peso. Isso acontece porque ele é rico em substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gordura.

Além disso, o aroma do gengibre estimula nossa percepção do paladar e permite reduzir o sal utilizado na comida, evitando a retenção de líquidos. Quando consumido em forma de chá, ele também tem efeito diurético, de modo que essa raiz contribui para a eliminação das toxinas.

Outro benefício do gengibre é que ele ajuda na digestão de alimentos gordurosos e favorece o bom funcionamento do intestino, contribuindo para que o organismo consiga eliminar os resíduos com mais facilidade.

Saiba mais – Gengibre: veja os benefícios que essa raiz pode trazer à sua saúde.

  1. Goji berry

A goji berry ganha destaque entre os alimentos naturais para emagrecer em função de seu alto teor de fibras e de seu baixo índice glicêmico. Com isso, essa frutinha reduz a velocidade de absorção da glicose proveniente da alimentação, evitando o pico glicêmico.

Quando os níveis de glicose no sangue sobem muito rapidamente, o corpo libera muita insulina – que favorece o armazenamento de gordura e ativa os centros da fome. Assim, ao retardar a absorção do açúcar, a goji berry tem o mesmo efeito da chia.

Além disso, existem estudos que mostram que o suco de goji berry  aumenta as taxas metabólicas e reduz a circunferência da cintura, o que significa que ele estimula a queima da gordura.

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Leia mais – Projeto verão: dicas de alimentação para potencializar o resultado dos exercícios

  1. Quinoa

Em função de suas características botânicas, a quinoa não é classificada como um cereal, mas sim como um pseudocereal – e essa diferença traz muitas vantagens em relação ao valor nutricional e ao papel no processo de emagrecimento.

Quando comparada com os cereais verdadeiros, a quinoa fornece uma quantidade bem mais elevada de fibras e proteínas de alto valor biológico, dois nutrientes que contribuem para o controle do apetite e a perda de peso.

Compare: meia xícara de quinoa tem 2,6 gramas de fibras e 4,1 gramas de proteína, enquanto a mesma porção de arroz branco tem 0,3 gramas de fibras e 2,2 gramas de proteínas. Além disso, a quinoa é rica em vitaminas, minerais e ômega 3, sendo considerada um superalimento.

Por ter sabor suave, a quinoa pode ser adicionada ao arroz do dia a dia para aumentar seu valor nutricional ou então pode substituí-lo em algumas refeições, contribuindo ainda mais para uma perda de peso saudável.

Vale lembrar que o emagrecimento será mais eficiente se você seguir uma dieta equilibrada e adotar uma rotina de exercícios físicos. Aproveite para agendar uma consulta com a Dra. Luciana Pepino e conhecer as opções de cirurgias plásticas e os tratamentos que auxiliam a queimar gordura da barriga.

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Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).