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Adicione aveia nas suas vitaminas

Turbine suas vitaminas com a aveia, uma aliada poderosa no combate à balança!

A maioria das pessoas se lembra com saudade de quando era criança e a mãe fazia aquelas vitaminas deliciosas engrossadas com aveia que eram um verdadeiro carinho no estômago – e lamenta ter passado a época em que podia se fartar com a iguaria sem engordar. Mas o que você talvez não saiba é que isso não é receita para criança, não: as vitaminas com aveia estão no topo de uma lista de alimentos extremamente saudáveis para o organismo, inclusive para quem quer ou precisa perder alguns quilinhos. Isso mesmo, preparada seguindo as quantidades ideais e acompanhada de ingredientes termogênicos, uma vitamina de banana com aveia, por exemplo, pode ser uma aliada poderosa contra a balança, acelerando o metabolismo.

Neste caso você estará misturando a combinação de nutrientes da banana, que é rica em fibras, tem baixo teor de gordura, evita a retenção de líquidos e é fonte de vários minerais e vitaminas, à enorme lista de benefícios da aveia, entre eles o alto teor de silício, principal substância formadora do colágeno, a capacidade de controlar a diabetes, a pressão arterial e o colesterol ruim. Isso sem falar que como a aveia é riquíssima em fibras solúveis, ela ajuda a emagrecer. Como tanto a banana como a aveia são ricas em carboidratos, elas devem ser consumidas em pequenas quantidades para não fazer o efeito oposto: ganhar peso. Mas você já sabe que tudo o que é exagero engorda – até quando emagrece. O ideal é uma banana para uma colher de sopa de aveia.

O cereal tem ainda capacidade antioxidante que combate a ação dos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce – e previne o aparecimento de doenças imunológicas, metabólicas, cardíacas e gastrointestinais. Quando você acrescenta aveia à vitamina você está otimizando todas as propriedades da fruta escolhida, como no caso da banana. Ao preparar uma vitamina com 1 colher de sopa de aveia, 1 pote de iogurte natural desnatado, 4 morangos ou outra fruta vermelha, 1 fatia de melão e mel você está ingerindo uma verdadeira bombinha de colágeno, já que as frutas vermelhas também são ricas em silício. Você está colaborando para a sua pele ganhar mais firmeza e elasticidade, combatendo o envelhecimento precoce e saciando a sua forme de forma saudável e muito saborosa.

Por ter tantas propriedades, a aveia é considerada um alimento funcional, que ainda protege o DNA reduzindo os riscos de um gene sofrer mutação e protege contra a depressão graças aos índices de magnésio e às vitaminas do complexo B que atuam diretamente no sistema nervoso. O cereal pode ser encontrado em três versões. Flocos, que é a forma cujos nutrientes são mais preservados porque os grãos são prensados integralmente. Os flocos finos, por sua vez, são derivados da moagem; o farelo, que é justamente a camada externa do grão e portanto o mais rico em betaglucanas, a substância que retarda o esvaziamento gástrico dando a sensação de saciedade e ajudando no controle de peso, e a farinha, obtida da parte interna do grão e é a mais pobre em fibras. Seja qual for a forma escolhida para incrementar sua vitamina, lembre-se que a quantidade não deve passar de duas a três colheres de sopa por dia.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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