Menu

4 alimentos que ajudam na digestão

Todo mundo gosta de comer do bom e do melhor. O ato de comer nos deixa mais feliz e satisfeitos com o que nos cerca, além de nos deixar bem mais relaxados. Porém, o exagero na ingestão de certos alimentos, geralmente mais pesados, pode trazer náuseas, inchaço e enjoo, além de ser extremamente incômodo. A grande sacada é recorrer a alimentos que possam ajudar no processo digestivo e reduzir os sintomas. Mas quais são? É o que vamos abordar neste artigo!
Iogurte – o santo milagroso
Bom, se já sabemos que o leite é uma rica fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para nossa saúde, já dá para imaginar a eficácia do iogurte. No caso do iogurte, a lactose, que é um tipo de açúcar, se transforma em ácido láctico através de uma fermentação bacteriana. Isso torna o iogurte uma fonte riquíssima de fermentos lácteos que auxiliam na digestão e espalham saúde por todo o corpo, trazendo aumento da imunidade, fortalecendo os ossos, fornecendo um banho de vitaminas do complexo B e proteínas, além de proteger o sistema nervoso, ajudar no emagrecimento e promover a felicidade.

Gengibre – bom somente para tudo

Outro alimento proveniente do Oriente que ajuda perfeitamente na digestão é o gengibre. O gengibre apresenta-se como uma raiz e é usado tradicionalmente por muitas culturas espalhadas pelo mundo graças às propriedades curativas das quais é rico. Muitos de seus benefícios são imprescindíveis para a saúde e o bem-estar da mulher, tais como o aumento de libido na menopausa, a prevenção de náuseas durante a gestação ou a aceleração do metabolismo. O gengibre é um anti-inflamatório e analgésico natural e pode ser usado para tratamentos de doenças inflamatórias como artrose, artrite, fadiga crônica e fibromialgia. Ajuda a tratar infecções na garganta e previne enjoos e doenças cardiovasculares porque favorece na oxigenação e circulação.

Couve – fonte de vitaminas

O couve é um verdadeiro banquete de vitaminas. Ele é altamente nutritivo e proporciona uma enxurrada de benefícios para nossa saúde, sendo rico nas Vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e K. No couve, ainda encontram-se cloro, cálcio, enxofre, magnésio, fósforo, ferro, silício e sódio. Além de ser ótimo para praticamente tudo, o couve possui somente 36 calorias e nada de gordura. A atuação do couve no nosso trato intestinal é bastante eficaz, pois ele previne a constipação, melhora a digestão regular, reduz o açúcar do nosso sangue, diminui sensação de inchaço e combate o câncer gástrico. Outros benefícios do couve são: desintoxica o corpo e age como um anti-inflamatório.

Abacaxis e Ameixas

O abacaxi é rico em bromelina, uma substância que ajuda nosso estômago a funcionar de uma melhor maneira, auxiliando no processo de digestão do que ingerimos, principalmente as proteínas. Pode ser consumido também como suco e tem a mesma eficácia. Por isso, aliar o abacaxi àquelas refeições mais gordurosas e pesadas é essencial para resgatar o bem-estar.

Já as ameixas são rica em fibra, outra substância essencial para o bom funcionamento de todo o corpo. A ameixa funciona como uma espécie de laxativo em nosso organismo e, entre seus inúmeros benefícios, está o regulamento do funcionamento de nosso intestino. Além da ameixa e do abacaxi, você pode ingerir outras frutas e apostar nos grãos sob a forma de saladas, por exemplo.

 

  1. Patricia Silva de Lima Santos disse:

    Ola Dr . Luciana meu nome é Patricia e moro em itauna mg gostaria de uma dica para acabar com a eterna barriguinha tive filho a seis anos e não consigo perder mais entro na academia e não consigo ficar mais de seis meses , por favor me ajude.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Patricia. Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/fwys7x