Relaxe, faça um SPA!

Feche os olhos e pense: “perante todo o caos, qual é o lugar que eu quero estar para me isolar do mundo e relaxar?” Se você imaginou um SPA, saiba que usufruir de um local como esse não é impossível. Você pode recriá-lo! Então, que tal desafrouxar os sapatos e criar um ambiente antiestresse, que lhe livrará dos malefícios da vida cotidiana? Não sabe como? Daremos algumas dicas.

Dizer que não tem tempo para cuidar de si é mito. Um banho de 20 minutos dá para fazer bastante coisa, acredite. Ao entrar no chuveiro, prepare-se para hidratar os cabelos. Esqueça a touca térmica e compre um bom creme termoativado. Aplique-o nas pontas, depois massageie mecha por mecha, sem incluir a raiz. Evite água quente, pois ela é mestre em ativar a oleosidade no couro cabeludo.

Enquanto o creme faz efeito nas madeixas, dedique-se às mãos e aos pés. Faça uma mistura de creme hidratante com duas colheres de sopa de açúcar e aplique nessas regiões. No caso dos pés, lixe-os antes da esfoliação, ainda secos. Saiba que eles são a parte do corpo que mais acumulam a tensão diária e massageá-los nos pontos corretos, pode aliviar muitas dores, como as cólicas. Após o tratamento, aplique óleo de amêndoas ou de uva para dar a sensação de maciez nos pés e nas mãos.

Outra opção para os pés é escaldá-los em uma bacia com água morna, misturada com sal grosso e óleo aromático de camomila ou alecrim. Você pode optar também por sachês para escalda-pés que melhor atender à sua preferência. Leve um banco para dentro do box para ficar mais confortável e mantenha os pés mergulhados o tempo que achar necessário.

Após se dedicar aos cabelos, às mãos e aos pés, agora é a vez do rosto. Aplique máscaras faciais – existe uma variedade delas, como a máscara de argila –, pois elas revitalizarão, limparão e hidratarão a região. Opte por produtos que vão de acordo com seu tipo de pele. Não se esqueça de limpar bem o local por meio de uma esfoliação antes de aplicar a máscara.

Abuse da criatividade para criar um ambiente mais calmo e relaxante. Tenha à mão: sais, óleos perfumados e aromatizantes, de preferência de baunilha, manjericão, laranja, patchuli e lima para mandar o estresse embora.

As recomendações acima devem ser feitas, pelo menos, uma vez por semana. Mas, se você deseja passar por um período de relaxamento, como de uma semana, por exemplo, a dica é procurar um lugar especializado em SPA.  Tenha certeza que ao dar um tempo para si mesmo, terá mais garra para enfrentar a rotina diária.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. SILVANA LIMA disse:

    ADOROOOO!