Menu

Reflexologia na terceira idade

Quando ficamos mais velhos, nem todas as atividades físicas podem ser praticadas, pois nosso corpo está mais vulnerável a acidentes e o organismo fica com o metabolismo mais lento. Ao chegarmos à terceira idade, nos tornamos mais frágeis, nossa pele fica mais fina, ocorre a diminuição da força e da massa muscular, entre outros fatores. Nessa fase da vida, precisamos redobrar os cuidados com a saúde e, atualmente, os idosos encontram isso nas sessões de reflexologia.

A reflexologia (ou reflexoterapia) é uma técnica milenar egípcia realizada nas solas dos pés, nas palmas das mãos e nas orelhas, pois são as regiões onde estão localizados os plexos nervosos, ou seja, as terminações nervosas. Estimuladas da maneira correta, podem restabelecer o funcionamento ideal do organismo.

O método não só garante o bem-estar geral do organismo como também aciona o sistema imunológico, mais fragilizado na terceira idade. Dessa forma, ocorre a prevenção de contágios e doenças, sem contar os resultados positivos nas articulações, alívio em dores, melhora no sono e a diminuição da ansiedade, dos riscos de depressão e da retenção de líquidos. Nas sessões de reflexologia, os idosos são posicionados de maneira confortável e o profissional respeita a fragilidade óssea e cutânea típica deste período de vida.

A reflexologia podal é a mais procurada, pois os pés têm uma área maior que facilita a manipulação dos nervos. A técnica favorece a restauração do equilíbrio do organismo, estimula a circulação sanguínea e o sistema de cura, e alivia as tensões musculares. Como na terceira idade há uma preocupação maior com o estilo de vida, a reflexologia é uma terapia útil, não invasiva, que busca fortalecer o organismo e dar um término às tensões corporais.

Independente de ser idoso ou não, o terapeuta colocará em prática o método de acordo com seus hábitos pessoais. As sessões podem ter, em média, 20 minutos semanais e, se o caso for mais preocupante, a cada três dias. Isso dependerá do que for decidido entre você e o terapeuta. A reflexologia pode ser aplicada não só em idosos, como também em bebês e gestantes. Os resultados são praticamente os mesmos, até mesmo contribui para a diminuição do estresse.

O objetivo final das sessões é atingir o nível de equilíbrio integral. Geralmente, os idosos lidam com desafios físicos e emocionais, e as sessões de reflexologia fazem com que eles se sintam autoconfiantes e fiquem mais saudáveis. Em contato com a massagem, ocorre um tratamento contra infecções – asma brônquica, bronquite, rinite, etc. – e os resultados se refletem na melhora nas dores lombares, na cabeça e nas costas, e o controle da osteoporose.

Os efeitos do tratamento dependerão da evolução e da saúde de cada paciente. O recomendado é que haja um intervalo de sete dias entre cada sessão, e que não ultrapasse a marca das 10 visitas ao tratamento.

  • 27
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Agmar Ray disse:

    Gostei muito do artigo! Parabéns.

  2. Boa tarde Dra. Luciana!

    No próximo dia 15 de janeiro de 2015, vou fazer um trabalho de reflexologia podal, como voluntária em um asilo e pesquisando sobre o assunto cheguei aqui e gostei muito do que li, por isso quero parabenizá-la. Senti em suas palavras o amor pela técnica.

    Um grande abraço em seu coração!

    Maria Thereza Garcia

    • Luciana Pepino disse:

      Muito obrigada, Maria Thereza! É muito bom receber esse carinho.
      Fica fácil trabalhar bem quando trabalhamos com amor, não é? 🙂

  3. Lilian Lorusso disse:

    Olá, meu nome é Lilian sou esteticista e adorei sei site, o face, enfim, todos os dias vejo as dicas e repasso para minhas clientes! Obrigada por repassar essas dicas, assim nos aprimoramos também, beijos Lilian Lorusso.