Reflexologia e seus benefícios

Saiba mais sobre essa técnica da medicina holística que ajuda a equilibrar a energia do corpo estimulando sua própria capacidade curativa

Você já ouviu falar em Reflexologia? É possível que não, mas com certeza já percebeu que como se sentiu bem depois que alguém fez uma massagem nos seus pés ou mesmo em suas mãos, não é mesmo? Isso porque, de acordo com essa terapia, todos os órgãos, nervos, músculos, glândulas e partes do organismo estão conectados a pontos reflexos dos pés e das mãos e podem ser estimulados através da pressão suave com a ponta dos dedos. Parte da chamada medicina holística, que procura compreender o organismo com’o um todo interligado e não como partes isoladas, a Reflexologia traz diversos benefícios ao organismo, estimulando o fluxo de energia vital e fortalecendo o sistema imunológico, por exemplo.

Terapia usa princípios fisiológicos e neurológicos

Na verdade, a Reflexologia nada tem a ver com uma massagem normal nos pés ou nas mãos. Considerada uma ciência por se basear em estudos fisiológicos e neurológicos, ela atua estimulando zonas específicas que pretender restabelecer o equilíbrio energético do corpo através de pressões suaves. Partindo do princípio que os pés representam um microcosmo do corpo, a mão e o pé direitos correspondem ao lado direito do corpo, assim como mão e pé esquerdos correspondem ao lado esquerdo. Utilizada como uma técnica complementar, é importante deixar claro que ela não é diagnóstica nem substitui o tratamento convencional, mas procura facilitar a recuperação instaurando novamente o equilíbrio do corpo, promovendo mudanças fisiológicas na medida em que o organismo é estimulado a usar sua própria capacidade curativa. Dessa forma a Reflexoterapia promove um estado de relaxamento profundo e levando serenidade à mente e fortalecendo o organismo.

Sintomas do estresse também podem ser reduzidos

Não há um tempo pré-determinado de duração da terapia, que segue até que o bem estar tenha sido alcançado, sinal de resultados positivos. Entre os benefícios da Reflexoterapia estão a redução dos sintomas do estresse, a estimulação do sistema imunológico, alívio de dores, alívio da síndrome do intestino irritável, colabora para o emagrecimento, melhora a circulação sanguínea, ajuda a eliminar toxinas e promove o relaxamento de uma forma geral. Como ela não possui contra-indicações, a Reflexoterapia pode ser utilizada simultaneamente a qualquer outro tratamento.

Técnica é inofensiva para áreas do organismo que têm funcionamento normal
Como os pés ficam mais protegidos do que as mãos, por sapatos e meias, eles são mais sensíveis, por isso os resultados costumam ser melhores quando a manipulação é feita pelos pés. Neles, também, há uma grande quantidade de terminais linfáticos e nervosos, fazendo com que o sistema linfático seja estimulado ajudando na redução da retenção de líquidos e a sensação de relaxamento seja maior. Utilizada também de forma preventiva, a Reflexologia é inofensiva para áreas cujo funcionamento está normal, mas é capaz de estimular áreas pouco ativas e acalmar outras superativas, atuando nos níveis físico, psicológico e espiritual. Uma forma de alcançar o equilíbrio em todas as esferas do ser humano.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp