Tudo o que a Reflexologia pode trazer de benefícios

Reflexologia

Por meio da massagem nos pés, a reflexologia consegue melhorar as funções de todo o nosso organismo

A medicina chinesa contém uma grande variedade de técnicas milenares com efeitos benéficos para o nosso organismo e a nossa mente. Uma dessas terapias é a reflexologia, uma técnica de massagem que busca reequilibrar nossos órgãos e sistemas.

Essa técnica pode ser feita por fisioterapeutas e acupunturistas, que promovem um estímulo em pontos específicos do corpo, conhecidos como plexos nervosos. Esses pontos podem se localizar nas mãos, nariz, crânio e orelhas, mas os mais utilizados estão nos pés e nas pernas.

Dessa forma, a reflexologia podal é a técnica mais utilizada. Ela consiste na massagem e compressão de diversos pontos localizados nos pés, os quais estão relacionados a outros órgãos, como fígado, rins, ovários, estômago etc.

Com a estimulação dos pontos reflexos, é possível corrigir os desequilíbrios que podem originar dores, tensões e disfunções, além de problemas emocionais. Vamos conhecer mais sobre essa técnica.

Como é a sessão de reflexologia

A sessão se inicia com uma avaliação que considera as queixas trazidas pelo paciente. Em seguida, o fisioterapeuta vai examinar os pontos reflexos nos pés do paciente para identificar quais precisam ser estimulados e reequilibrados.

Com base nessas informações, será elaborado um plano de tratamento com sessões geralmente semanais, que podem durar de 30 a 60 minutos.

O paciente será direcionado para uma cadeira e ficará com as pernas elevadas, ou então ele poderá ficar deitado em uma maca. Em geral, o paciente fica totalmente vestido, com exceção dos calçados e das meias.

O reflexologista poderá aplicar algum produto que facilite a massagem, como um óleo ou creme, que também costuma ter aromas que propiciam o relaxamento. Será feita uma massagem leve e, depois, o terapeuta começará a estimular os pontos reflexos.

Cada um dos nossos pés contém pontos correspondentes a órgãos diferentes, por isso a massagem não é simétrica nos dois lados.

Reflexologia nos pés

Benefícios da reflexologia

Como nossos pés apresentam pontos reflexos relacionados a diversos órgãos, as disfunções que podem ser tratadas por meio da reflexologia são inúmeras. Conheça seus principais benefícios:

Relaxamento

O primeiro efeito da reflexologia é o relaxamento local, aliviando dores e tensões nas pernas e pés que podem ser causadas por exercícios físicos, uso de salto alto ou outros fatores.

Esse relaxamento costuma se estender para o restante do corpo, promovendo uma sensação de calma e bem estar para o paciente.

Reforço do sistema imunológico

A reflexologia ajuda a reequilibrar as nossas defesas, fortalecendo o organismo contra as doenças infecciosas. Além disso, essa técnica também é capaz de revelar doenças em seus estágios iniciais.

Isso permite que sejam tomadas as medidas necessárias para tratá-las de forma precoce, evitando que elas se instalem por completo.

Benefícios para a circulação sanguínea

Ao estimular a circulação sanguínea, essa terapia promove um aumento da oxigenação dos tecidos, favorecendo também o aporte de nutrientes para vários órgãos. Em consequência, também ocorre uma melhora na eliminação das toxinas.

Tratamento da ansiedade e outros problemas emocionais

A reflexologia trabalha com o reequilíbrio de todo o organismo, incluindo a mente. Ao promover uma abertura dos canais de energia, ela favorece a revitalização do paciente. Dessa forma, ocorre uma melhora das funções mentais e diminuição da ansiedade.

Com isso, ao termos nossos pensamentos organizados de forma mais clara, recebemos uma ajuda para lidar com problemas emocionais, tensões e emoções indesejadas. Isso tudo ajuda a reequilibrar a saúde mental.

Alívio das dores

Os pontos reflexos localizados nos pés se relacionam com órgãos como ouvido, pescoço, ombros, coluna e nervo ciático. Por isso, a reflexologia é indicada para o alívio de dores  e desconfortos dos mais diversos tipos.

Dessa forma, é possível obter alívio para dores na coluna, dor ciática, dores musculares, torcicolo, dor de garganta, dor de cabeça e dor de estômago.

Alívio de torcicolo

Funcionamento do sistema gastrointestinal

Além de aliviar dores no estômago, a reflexologia pode atuar sobre todo o sistema gastrointestinal, oferecendo alívio para outras condições, como azia, gastrite, má digestão e prisão de ventre.

Ao melhorar o funcionamento desse sistema como um todo, essa técnica terapêutica favorece a eliminação de resíduos e toxinas, ajudando o corpo a se livrar de substâncias indesejadas.

Alívio dos sintomas e prevenção de doenças inflamatórias

Doenças de origem inflamatória, como a rinite, sinusite, cistite e amidalite, também podem ter seus sintomas aliviados por meio da estimulação dos pontos reflexos nos pés. Além disso, para pacientes que apresentam condições crônicas, é possível prevenir novos episódios da doença.

Benefícios para o sistema reprodutivo

A reflexologia pode estimular pontos reflexos relacionados aos órgãos e glândulas do sistema reprodutivo.

Em consequência, ela oferece benefícios a disfunções como cólicas menstruais, tensão pré-menstrual, síndrome do ovário policístico e sintomas da menopausa, como ondas de calor. Para os homens, essa terapia pode tratar problemas de impotência sexual.

Existe alguma contraindicação para a reflexologia?

Mesmo sendo uma terapia alternativa originada na medicina chinesa, a reflexologia necessita de alguns cuidados, devendo-se observar as suas contraindicações.

Dessa forma, ela não pode ser feita em mulheres grávidas até o 3º mês de gestação e em pacientes que apresentem feridas ou inflamações nos pés, trombose, tromboflebite, diabetes descompensada e inflamação aguda.

Por fim, é importante sempre conversar com o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento, e jamais fazer substituições por conta própria. A reflexologia pode ser uma excelente terapia complementar, mas sempre seguindo as orientações médicas.

CTA Ainda tem duvidas