11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Recupere a vida dos fios com Cauterização Capilar

Saiba o que é e como fazer a famosa cauterização capilar

O que é cauterização capilar?

A cauterização capilar – ou plástica capilar – é nada mais que uma reestruturação capilar, isto é, um tratamento que visa a cicatrização das cutículas e a hidratação do couro cabeludo utilizando produtos especiais. O objetivo principal de uma cauterização é recuperar a saúde e a elasticidade do cabelo e o tratamento atinge córtex e cutículas, tratando profundamente o couro cabeludo, selando escamas, suavizando as pontas duplas e reduzindo aquele aspecto todo arrepiado dos fios.

Como muitas já sabem, a queratina é um dos principais componentes do nosso couro cabeludo, sendo formada por aminoácidos que tratam a fibra capilar. Ela também penetra nas cutículas dos fios e hidrata o couro cabeludo, proporcionando maciez, brilho e deixando os fios mais fortes e protegidos contra química. Quando os fios perdem esse nutriente há um grande desgaste de nossa fibra capilar e, como resultado, os cabelos ficam ressecados e quebradiços, podendo ocasionar uma série de problemáticas que vão além da aparência. O que a cauterização tem a ver com tudo isso? Tudo. Essa é a técnica que visa repor essa falta de queratina nos fios e devolver a saúde do couro cabeludo e a beleza dos fios.

Onde posso fazer a cauterização capilar?

A cauterização capilar pode ser feita em qualquer salão de beleza ou – se preferir – nada a impede de fazer o tratamento em sua própria casa. Para conseguir obter resultados mais consistentes, principalmente se tratando de cabelos mais secos, o ideal é que ela seja feita no salão. Porém, se o que você quer é manter os fios sempre hidratados, é possível fazer o procedimento em casa com o uso de kits de cauterização. Você pode encontrar esses kis em farmácias ou lojas de cosméticos em todo o Brasil.

Para fazer a cauterização, basta seguir esses passos:

• Lave o cabelo duas vezes com xampu antirresíduo, pois isso ajuda a abrir as escamas e preparar o couro cabeludo para receber a máscara de hidratação.

• Antes de colocar o creme, seque o cabelo para evitar o excesso de água.

• Feito isso, separe o cabelo em mechas para aplicar o creme junto com um reestruturador à base de colágeno. O ideal é deixar agir por cerca de 20 minutos e, só então, enxaguar o cabelo.

• Tendo retirado o produto, agora é hora de aplicar um composto de queratina.

• Depois de receber a queratina, as mechas devem ser separadas e secadas com o secador. Após isso, passe a chapinha para fazer com que a queratina penetre nos fios de forma mais eficiente.

• Por último, aplique uma máscara de óleo de silicone nos cabelos para abaixar os fios novos.

Dicas para as interessadas em fazer a cauterização capilar:

Para maximizar os resultados, recomenda-se fazer a primeira cauterização num salão de beleza e a manutenção semanal em casa, lembrando que os produtos utilizados na cauterização capilar devem ser de qualidade, caso contrário, além do resultado não ser tão eficiente, pode dar o efeito contrário.

Se preferir fazê-la em casa, o ideal é não ultrapassar 1 aplicação por semana, prolongando o tratamento até onde achar necessário. Alguns dos produtos confiáveis são Vizcaya, Vita A, Niely Gold e L´Oreal.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).