Importância da aparência para recolocação profissional

Homem buscando recolocação profissional

Confira dicas para recolocação profissional para transmitir mais confiança e credibilidade!

Com a instabilidade do mercado, cada vez mais mulheres e homens buscam a reinserção no mercado de trabalho e as dicas para recolocação profissional são muito importantes para alcançar esse objetivo.

A aparência influencia a ascensão e recolocação profissional. Isso não quer dizer seguir determinado padrão de beleza, mas sim ter cuidados com a estética e a higiene pessoal que favoreçam a imagem transmitida em entrevistas e processos seletivos.

Assim, manter uma boa aparência é importante para quem está atuando e também para quem pretende tentar uma reinserção no mercado. Saiba mais!

Como a aparência influencia a ascensão e recolocação profissional?

Algumas profissões são diretamente relacionadas à aparência, como recepcionistas, vendedores, atores, modelos, jornalistas, esteticistas e outras. No entanto, em qualquer área é importante transmitir uma imagem pessoal agradável.

A imagem pessoal influencia a percepção das pessoas sobre você, pois ajuda na construção de uma imagem que transmita mais credibilidade, confiança e cuidado.

Essa confiança que nasce devido uma boa aparência pode ser determinante nas oportunidades profissionais que permitirão que você demonstre suas competências técnicas e intelectuais sobre a área que escolheu atuar.

De acordo com estudos realizados pelas Universidades de Harvard e Wesleyan, os candidatos considerados bonitos e bem cuidados tiveram melhores propostas salariais pelos entrevistadores.

Uma boa aparência é capaz de transmitir confiança, responsabilidade e competência para administrar às atividades relacionadas à função almejada.

Isso não significa que para ter uma boa oportunidade profissional você precise encaixar-se em um padrão de beleza. A boa aparência tem relação com o cuidado que você adota com sua imagem, seja cabelo, roupa, saúde bucal e outras características.

Verifica-se assim que as oportunidades para reinserir-se no mercado ou ascender na carreira tem relação com a aparência, portanto, confira algumas dicas para recolocação profissional que podem te ajudar nesse processo.

5 dicas para recolocação profissional

Inicialmente, é preciso lembrar que a imagem pessoal refere-se tanto à aparência quanto ao comportamento demonstrado em uma entrevista. A seguir apresentamos dicas para recolocação profissional relacionadas à estética, mas lembre-se que o conjunto é fundamental.

1. Roupas usadas

O primeiro elemento a ser observado se você está participando de uma seleção de emprego ou sendo avaliada para uma promoção refere-se às vestimentas.

As mulheres devem investir em peças mais sociais e sóbrias, evitando roupas muito justas, transparentes ou decotadas. Já os homens devem evitar peças muito despojadas ou que não transmitam credibilidade.

O bom senso sempre deve colaborar nessa escolha, afinal, atualmente muitas empresas apresentam perfis mais casuais. Por garantia é importante apresentar uma imagem pessoal mais consistente no primeiro contato.

Profissional em busca de recolocação profissional

2. Cuidados estéticos

Os cuidados estéticos devem ser adotados por homens e mulheres e os excessos evitados, como maquiagem muito pesada, perfume forte, muito gel no cabelo e outros.

Entre os cuidados estéticos que podem ser observados na entrevista está o cabelo, que deve estar arrumado e limpo, o mesmo serve para a barba no caso dos homens. Atualmente, não é fundamental cortá-la totalmente, mas garanta que esteja bem aparada e limpa.

Disfarçar as olheiras é mais uma dica para você não se apresentar com um aspecto cansado já nesse primeiro contato.

Manter a pele hidratada é outra dica para evitar uma aparência ressecada e quebradiça no dia da entrevista, como nos lábios que costumam rachar no inverno quando não hidratados corretamente.

3. Higiene pessoal

Entre as dicas para recolocação profissional a higiene pessoal é uma das mais importantes. Homens e mulheres devem evitar uma aparência suada ao chegar à entrevista.

Se o dia estiver quente, coloque um lenço na bolsa para garantir uma boa aparência ao chegar e evite muita maquiagem que pode borrar no caminho, ou retoque antes de se apresentar ao recrutador.

Nesse quesito também entra unhas bem aparadas, dica que serve tanto para eles quanto para elas (mas pode ser uma unha bem feita que estará tudo bem também).

4. Saúde bucal

O sorriso diz muito sobre uma pessoa, sendo importante para transmitir confiança e simpatia. Por essa razão é essencial ter a saúde bucal em dia, tanto no que se refere à estética, com dentes brancos e bem cuidados, quanto higiene, sem mau hálito.

No caso das mulheres, por exemplo, se optar por um batom no momento da entrevista cuidado para que ele não borre ou suje os dentes.

5. Postura

Um fator que influencia muito uma reinserção no mercado de trabalho ou ascensão profissional é a postura, que também tem muita relação com a aparência.

Sabe aquela postura contraída, com ombros para baixo e pescoço caído? Pesquisas revelam que essa postura transmite insegurança.

Portanto, adotar uma postura reta é fundamental para transmitir a confiança desejada em um momento importante como a entrevista de emprego.

São várias as dicas para recolocação profissional relacionadas à aparência que ajudam na transmissão de uma imagem com mais credibilidade, segurança e confiança.

Portanto, se está buscando uma recolocação no mercado ou mesmo uma promoção invista em uma imagem sólida e uma aparência bem cuidada que vai transmitir aos seus interlocutores uma percepção mais profissional sobre você.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp