Menu

Receitinhas de Máscaras caseiras Anti-Rugas

 

Aprenda duas receitinhas de mascaras caseiras anti-rugas.

As rugas são, para muitos, um dos grandes pavores do século e principalmente quando a mulher já passou dos 30 – ou até antes disso – é comum que ela comece a preocupar-se com sua estética e correr atrás de alternativas para tentar amenizar os efeitos da idade, como por exemplo sobras e linhas finas da face. As rugas, entre outros fatores, aparecem devido à uma diminuição dos níveis de colágeno de nossa pele, que vai acontecendo gradualmente com o avanço da idade e com os descuidos que vamos tendo durante a vida, tais como estresse excessivo, má alimentação ou insônia, além da própria exposição ao sol. Hoje, com a correria do dia a dia, fica difícil arranjar tempo para sair em busca de cremes e produtos de beleza e, aliás, existem mulheres que não gostam de usar química na pele e preferem alternativas naturais para tratar a pele do rosto. O fato é que algumas receitas caseiras – que já eram usadas milhares de anos atrás – conseguiram ultrapassar os séculos e, até hoje, são usadas no campo da estética.

Dentre as centenas de receitas para máscaras faciais a base de frutas, argila, açúcar e legumes, hoje resolvemos pegar duas das que mais se difundiram entre as mulheres: banana e mel ou leite com mel.

Máscara de banana e mel

Essa receita é do tempo da vovó e, até hoje, é usada por muita gente. E para quem está com uma pulga atrás da orelha, saiba que essa receita realmente tem funcionado para milhares de mulheres e também é, inclusive, usada em clínicas de estética. Essa máscara tem como principal efeito a revitalização da pele, ajudando a prevenir ou tratar rugas de grau leve e prevenir ou amenizar as linhas de expressão. As propriedades da banana são inúmeras. Além de ser rica em potássio, ela também possui fibras solúveis, carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas A, B e C. Isso faz da banana uma forte aliada para quem quer revitalizar, higienizar, hidratar, nutrir e deixar a pele do rosto mais macia e apresentável.

No caso do mel, estudos recentes mostram que o mel apresenta propriedades antioxidantes bastante consideráveis. Para quem não sabe, os antioxidantes são substâncias que protegem a pele dos efeitos dos raios ultravioletas. Além de oferecer essa proteção, o mel também ajuda a rejuvenescer a pele.

Para fazer a máscara, você vai precisar de ½ banana prata – ou nanica – e uma colher de mel (chá). Basta amassar a banana com a ajuda de um garfo e, após obter uma mistura pastosa, adicionar o mel e misturar os dois ingredientes novamente. O tempo que a máscara deve atuar é de 10 a 15 minutos. Após isso, é só lavar o rosto abundantemente com água fria ou, de preferência, morna.

Máscara de mel com leite

Essa também é uma combinação antiga, mas que trás resultados bastante eficazes, além de ser uma receita extremamente acessível a todos. O leite é riquíssimo em ácido lático, substância que consegue limpar os poros de forma mais aprofundada, tirando todos os detritos da pele e estimulando a secreção do colágeno, o que aumenta sua elasticidade. Como já citamos o mel acima, vamos direto aos finalmentes!

Para a preparação, basta misturar uma colher de mel com ½ colher de leite orgânico em um recipiente. Misture os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea e, para aplicar, massageie a pasta na pele de seu rosto, deixando agir por até 15 minutos. Após isso, basta enxaguar com água fria – ou morna.

Dicas complementares:

– Quando estiver aplicando a máscara anti-rugas, sente-se ou deite-se em um lugar tranquilo. Evite ficar conversando ou fazendo outras coisas enquanto deixa a máscara natural agir. Esse é um momento seu e requer relaxamento. Seu rosto também irá agradecer por esse momento de cuidado!

– Sempre lave o rosto antes de aplicar a máscara para ter certeza de que a máscara não vai se misturar com as impurezas de sua pele nem com outros cremes que você tenha aplicado durante o dia.

– Faça uma dessas receitas ou as duas – de forma intercalada – de duas a três vezes por semana. Os resultados serão visíveis a partir da segunda semana.

  • 2
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).