Os benefícios do Pepino para a pele e uma Receitinha de Máscara de Pepino

Veja os principais benefícios do pepino para nossa pele.

Quem nunca viu as atrizes colocarem pepinos sobre suas pálpebras enquanto hidratam a pele de seu rosto e deitam-se para relaxar na cama? Grande parte das mulheres já viu esse método em algum lugar, mas poucas sabem ao certo do que se trata. O pepino é uma hortaliça que apresenta uma grande infinidade de propriedades extremamente benéficas para nossa saúde, uma vez que ele é uma excelente fonte de água e é rico em minerais e vitaminas que ajudam a manter nosso corpo em equilíbrio, fazendo bem para o fígado, rins, artérias e estomago, por exemplo. Já na pele do rosto, o pepino também se destaca e torna-se um grande aliado para a manutenção da beleza facial das mulheres. Se você quer testar o pepino, saiba que ele traz resultados incríveis, de forma rápida, prática e, claro, barata.

Confira abaixo os principais benefícios do pepino para a pele do rosto:

Rico em água
O pepino contém cerca de 97% de água, além de ser rico em vitamina E. Ele também apresenta óleos naturais e é excelente para hidratar, reparar e trazer vitalidade para a pele do rosto. Esse, na verdade, é um dos seus maiores benefícios. Portanto, se você notar que a pele de seu rosto está danificada, apagada ou sem brilho, experimente nutri-la com a máscara de pepino. A máscara de pepino é vastamente utilizada em clínicas de estética e com certeza irá ajudá-la a recuperar a textura natural e saudável de sua pele.

Reduz rugas
Por ser rico em vitaminas A, C e E o pepino torna-se ideal para quem quer rejuvenescer a pele através da redução de rugas e linhas de expressão. Suas propriedades antioxidantes, além de higienizar o local, também ajudam a retardar o processo natural ou precoce de envelhecimento da pele, favorecendo a produção de elastina e colágeno – substâncias que mantém nossa pele jovem e cheia de vitalidade.

Diminui olheiras
Esse é um dos principais usos do pepino quando falamos de beleza e relaxamento. Como mencionamos acima: quem nunca viu alguém com pepinos sobre as pálpebras na televisão? Mas, você já se perguntou por que as mulheres fazem isso? A verdade é que o pepino é ótimo para relaxar toda a região da zona dos olhos e, de fato, esse método funciona. Basta cortar duas rodelas de pepino e aplica-las sobre as pálpebras por cerca de 15 minutos. Além de diminuir olheiras, o pepino desincha as bolsas sob os olhos, reduzem a sensação de cansaço e tratam terçóis. Vale lembrar que, além de usar o pepino em rodelas, o indicado é também fazer a máscara de pepino para o rosto ser tratado como um todo!

Ameniza a vermelhidão
Quando ficamos expostos ao sol por muito tempo e a pele fica enfraquecida, irritada ou com vermelhidão, o pepino também pode ser usado como remédio para amenizar os sintomas da queimadura. Basta aplica-lo sobre a região que tenha sido afetada. Isso alivia o desconforto, refrescando e desinflamando a pele.

Trata peles oleosas
Muitas mulheres sofrem com peles oleosas e o excesso de sebo também deixa o ambiente propício para o acúmulo de impurezas. As propriedades adstringentes do pepino ajudam a tratar a pele com tendência a desenvolver acnes, reduzindo a oleosidade do rosto a frequência de manchas e imperfeições.

Receitinha para fazer a Máscara de Pepino:

Para fazer a máscara de pepino você vai precisar de pepino (não me diga!), azeite de oliva e vinagre. A primeira coisa a ser feita é descascar um quarto do pepino e colocar uma colher de vinagre (de maçã, se houver) e três colheres de azeite em uma batedeira ou esmagar tudo com a ajuda de um pilão ou qualquer material eficiente, misturando tudo até obter uma pasta homogênea. Após isso, é só aplicar.

A aplicação não tem segredo. Basta você distribuir a pasta sobre seu rosto e pescoço. Vale lembrar que você não precisa passar na região dos olhos, pois você já estará usando as rodelas de limão. O ideal é deixar atuar por 30 minutos e, enquanto o “produto” atua, relaxe. Depois, é só enxaguar com água morna!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).