O que é lipoma? Aprenda a identificar e quando procurar um profissional

Os lipomas não representam problemas graves de saúde, mas podem trazer prejuízos estéticos ao surgir em regiões visíveis ou provocar dor se estiverem pressionando um nervo

Os lipomas são nódulos benignos compostos por células de gordura, mas eles podem trazer alguns incômodos e causar dor. Se este é o seu caso, talvez você já tenha se perguntado quanto custa uma cirurgia de lipoma e como ela é realizada.

Esses nódulos podem formar uma protuberância visível e palpável na pele, sendo semelhantes aos cistos sebáceos – com a diferença de que estes últimos são formados por uma substância chamada sebum.

O que é lipoma?

Lipoma é um tumor benigno cutâneo que se forma pelo acúmulo de células de gordura maduras. Esse tipo de nódulo costuma surgir nos tecidos subdérmicos e subcutâneos e pode aparecer na pele, nas vísceras e nas cavidades por todo o corpo.

Apesar disso, eles são mais comuns nos antebraços, no tronco e no pescoço. Estima-se que 10% da população apresente lipomas, sendo mais frequentes nas mulheres entre 40 a 60 anos – a incidência em crianças é muito baixa.

Esses nódulos têm uma taxa de crescimento bastante lenta e não costumam ultrapassar 2 ou 3 cm de diâmetro – embora alguns possam chegar a 10 cm. A maior parte das pessoas afetadas tem apenas um lipoma, mas 5% dos casos são de lipomas múltiplos.

Suas causas parecem ter origem genética, embora algumas linhas de pesquisa defendam que eles podem se formar a partir de um trauma. Além disso, o ganho de peso rápido parece favorecer seu surgimento.

Sintomas do lipoma

Os lipomas são nódulos geralmente únicos, pequenos e de consistência firme que se movimentam por baixo da pele quando são tocados e pressionados, dando a impressão de que estão soltos.

Na maior parte dos casos, os lipomas são assintomáticos. Porém, conforme sua localização no corpo, eles podem trazer desconfortos estéticos – principalmente aqueles que são maiores e estão em regiões mais visíveis do corpo.

Além disso, alguns lipomas podem causar dor quando crescem e passam a pressionar estruturas vizinhas, como um nervo.

quanto custa uma cirurgia de lipoma

Veja também – Como tratar queloide? Entenda como ela se forma e como prevenir seu surgimento.

Como reconhecer um lipoma

As pessoas costumam perceber a formação de pequenos caroços sob a pele, mas é muito difícil saber se eles se tratam de lipomas ou cistos sebáceos, pois ambos são estruturas móveis e com bordas regulares.

Essas características os diferem de tumores malignos, que são massas bem mais endurecidas, praticamente fixas e com limites pouco definidos – porém, dificilmente a população leiga conseguiria dizer se o nódulo se trata de uma massa benigna ou maligna.

Dessa forma, somente o médico poderá confirmar que se trata de um lipoma. Em geral, o diagnóstico do lipoma subcutâneo típico é feito pelo exame clínico, que consiste na apalpação da massa de gordura subcutânea.

Contudo, quando se trata de um nódulo com mais de 5 cm, formato irregular e sinais de estar afetando um músculo e/ou a película que o recobre (fáscia), o médico poderá solicitar exames como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para a confirmação.

Embora seja um tumor benigno, existem registros de casos raríssimos em que um lipoma evoluiu para um lipossarcoma, um tumor maligno do tecido adiposo. Por isso, a biópsia também poderá ser solicitada em algumas ocasiões.

Confira também – Retirada de pintas: Entenda como funciona esse procedimento e seu processo de cicatrização.

Tratamento do lipoma: quando ele é necessário?

O principal tratamento é cirúrgico. Porém, antes de falarmos sobre quanto custa uma cirurgia de lipoma e como ela é feita, é preciso entender em quais situações esse procedimento é indicado.

Na maior parte dos casos, os lipomas não precisam de tratamento, bastando fazer o acompanhamento clínico para garantir que não há nenhum tipo de alteração. Contudo, existem alguns casos em que o tratamento é recomendado, por exemplo:

  • O lipoma está em uma região visível e causa desconfortos estéticos;
  • O paciente sente dor porque o nódulo está pressionando um nervo;
  • A localização da lesão é incômoda, provocando dor ou limitações funcionais;
  • O lipoma tem mais 5 de cm, apresenta características irregulares e está se tornando rígido ou crescendo rapidamente;
  • A biópsia revelou características atípicas em relação aos lipomas comuns ou mais similares a um lipossarcoma;
  • Não é possível diferenciar a massa entre um tumor benigno ou maligno.

Cirurgia de lipoma

Havendo indicação para a cirurgia, ela costuma ser feita em caráter ambulatorial e utilizar apenas a anestesia local, constituindo um procedimento relativamente simples.

Porém, quando o lipoma é muito grande ou está em um local de acesso mais difícil, pode ser necessário utilizar outro tipo de anestesia ou associar a anestesia local com sedação intravenosa para que o paciente durma – assim, o procedimento deverá ser feito no hospital.

Existem duas técnicas para a remoção do lipoma: a lipoaspiração e a extração. No caso da lipoaspiração, o nódulo é sugado com o auxílio de cânulas. Essa técnica deixa uma cicatriz menor, mas a lesão pode voltar se ela não for totalmente removida.

Por isso, a técnica mais utilizada é a extração, quando o cirurgião faz uma incisão para remover o nódulo. Embora a cicatriz seja um pouco maior, a reincidência do lipoma no mesmo local é menor (desde que haja a remoção completa da cápsula que o envolve).

instrumentos médicos quanto custa uma cirurgia de lipoma

Não deixe de ver – Correção do lóbulo: entenda como funciona essa cirurgia na orelha!

Quanto custa uma cirurgia de lipoma?

Conforme uma resolução do Conselho Federal de Medicina e o regimento interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a divulgação do preço de cirurgias pela internet é proibida.

Isso acontece porque os valores só podem ser determinados com precisão depois que o paciente passar por uma avaliação presencial com o médico, de forma a verificar a necessidade da cirurgia e os recursos necessários para se obter os resultados desejados.

Dessa forma, não é possível dizer quanto custa uma cirurgia de lipoma por meio de um site ou rede social – tanto por determinação das entidades médicas quanto pela preservação da segurança dos pacientes.

Essa é uma informação que só pode ser obtida depois da consulta. Por isso, se você tem um nódulo sob a pele, nossa dica é agendar uma avaliação com a Dra. Luciana Pepino para confirmar o diagnóstico e saber mais sobre a necessidade de tratamento.

O que achou das informações desse artigo? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as demais opções de cirurgia plástica e procedimentos estéticos oferecidos pela clínica!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. CARMEN PELEGRINI PELEGRINI disse:

    Muito esclarecedor.