Como prevenir a calvicie

A calvicie é algo que preocupa os homens, pois aqueles que já tem as famosas “entradas” já desejam fazer um tratamento para evitar o aumento. Já os que não são calvos desejam sempre mais informações para evitar a queda dos fios de cabelo. Veja a seguir como prevenir a calvice.

Causas

O primeiro passo para realizar uma prevenção adequada é saber quais são as causas do surgimento da calvicie. Dentre os principais motivos, é possível citar: fator genético, estresse, anemia, infecções, micose, disfunção hormonal e dietas rígidas.

Após saber quais são as prováveis causas de um possível surgimento de calvices, é necessário começar o tratamento de prevenção, para quem ainda não tem as “entradas” e o tratamento de retenção para que acalvice não aumente.

Prevenção

A prevenção depende do grau de calvice que a pessoa possui. Os fatores mais comuns que causam a calviceestão ligados a questão genética, ao estresse e disfunções hormonais. Não existe um tratamento totalmente eficaz que irá prevenir permanentemente a queda de cabelo, mas há como retardar o processo tomando medidas básicas, e em alguns casos remédios e tratamentos com dermatologista.

Para quem ainda não tem calvice as melhores dicas é lavar e secar bem o couro capilar, além de manter bem hidratado e evitar que seja danificado, o uso contínuo de bonés pode prejudicar o fios. Além disso, uma boa alimentação balanceada com proteínas e cálcio ajuda a manter o cabelo forte e saudável.

Já para as pessoas que sofrem com a queda de cabelo há remédios que auxiliam na diminuição da queda e fortalecem os fios. Dentre os medicamentos indicados estão o Prospecia, remédio que inibe o hormônio DHT que causa a queda de cabelo, e o Rogaine, uma loção capilar que auxilia na vasodilatação.

Para quem sofre com micose no couro capilar é necessário utilizar medicações específicas, pois essa doença tem causa diversas em que há um remédio ideal para o tratamento. Quando a causa for o estresse, a melhor prevenção é uma relaxar através de massagens ou remédios para ansiedade, sendo recomendado ir a um psicólogo.

Portanto, a calvice tem tratamento e prevenção para quem já tem ou possui familiares calvos. antes de tomar qualquer medida contra a calvice, faça uma consulta com um médico dermatologista para que ele dê a melhor indicação de tratamento para o caso específico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).