Menu

Dicas para preservar os sapatos

Os homens também gostam de manter os calçados nos conformes para todas as ocasiões

Os homens podem não ser aqueles viciados em sapatos como as mulheres, mas eles também apreciam modelos bonitos e, acima de tudo, confortáveis. Independente do estilo e da personalidade, todo mundo gosta de ter um calçado para determinada ocasião para não fazer feio em eventos formais e informais. O público feminino representa a fatia que sabe muito bem cuidar dos sapatos, algumas os organizam por cor e por modelo, de maneira que fiquem preservados por mais tempo.  E os homens? Também podem fazer isso?

Claro que podem! Cuidar dos sapatos com métodos e produtos corretos manterá o brilho deles, ainda mais para os homens que trabalham com roupas sociais e precisam exibir um figurino impecável. De nada adianta ter um terno alinhado e um par de sapatos desgastados, né? Muitos fazem aquela limpeza básica, com esponja seca e grossa para remover sujeiras e resquícios de gordura. Há quem engraxe para conservar a cor. Ambos são métodos válidos para manter a qualidade do calçado.

Outras formas de preservar os sapatos é fazer o retoque da tintura, especialmente nos modelos de couro. O indicado é levá-los ao sapateiro para não causar manchas. Para os adeptos aos calçados de camurça, o uso de impermeabilizantes é recomendado para não causar a alteração da cor com o passar do tempo. Se você não é adepto a ter vários pares de sapatos, é sempre bom ter um reserva, pois cada calçado precisa de 2 dias de “descanso” para evitar mau cheiro.

O drama sempre acontece quando você é pego de surpresa e enfrenta aquela chuva. A primeira coisa que se passa pela mente é colocar o calçado no sol para que ele seque mais rápido, mas este método não é indicado, pois pode deformá-lo. Coloque jornais para absorver o excesso de umidade e da água, e deixe-o na sombra. Quem tem sapatos de camurça, a dica é não esfregar para diminuir a sensação de molhado, basta passar uma escova macia e seca assim que o sapato tiver se recuperado do alagamento.

Para preservar o formato do sapato de maneira que ele fique endireitado, o uso de fôrmas de madeira para calçados é o indicado, mas esse processo pode ser um pouco caro, especialmente para quem tem muitos pares. Para contornar essa situação, o jornal amigo é sempre bem-vindo. Coloque-o conforme o volume de cada pé até que o calçado fique rígido. Na hora de guardar, não use embalagens de plástico ou de vinil, pois, em ambientes abafados, eles podem adquirir mau cheiro e ficarem mofados.

Os homens que usam tênis também podem seguir essas dicas. No caso dos cadarços, é sempre bom mantê-los limpos para não dar a impressão de que o calçado inteiro está encardido. Ao invés de tirá-los pelos calcanhares, desamarre-os. Assim, preserva-se o formato.