11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Dicas para ter um bom pós-operatório

Recomendações e cuidados pós cirurgia plástica

Descubra as principais dicas do pós-operatório na cirurgia plástica

A cirurgia plástica é uma intervenção no corpo humano considerada invasiva e que demanda cuidados especiais tanto antes quanto depois da realização do procedimento escolhido. 

Das cirurgias mais simples e superficiais a mais complexas e com grande alteração corporal, procedimentos estéticos deste tipo precisam ser levados tão a sério quanto as cirurgias que têm como objetivo a melhora da saúde física de pacientes.

O pós-operatório de uma cirurgia plástica pode interferir diretamente nos resultados dos processos realizados na mesa operatória, sendo de suma importância o seguimento à risca de todos os direcionamentos dados pela cirurgiã escolhida. 

É sabido que cada intervenção cirúrgica tem suas necessidades específicas, mas separamos as principais indicações gerais do pós-cirúrgico. Olha só:

1. Drenagem linfática

A drenagem linfática é um grande aliado em diversos pós-operatórios de cirurgia plástica. Isso se dá porque este tipo de tratamento manual é responsável pela eliminação de líquidos que ficam presos no organismo no decorrer da cirurgia. 

Com a drenagem linfática, a recuperação se torna mais rápida, é possível prevenir infecções além de melhorar o fluxo sanguíneo, aliviar dores e eliminar hematomas do procedimento. 

2. Higiene

A higiene da região operada é essencial para uma boa recuperação. A proteção realizada pelos curativos tem como principal objetivo evitar que a cicatriz infeccione; contudo, a assepsia do local é entendida como a base para toda esta proteção. 

É preciso atentar-se para a troca do curativo. Esterilizando as mãos com álcool 70% e observando qualquer sinal de inflamação, vermelhidão ou inchaço indevido na região.

3. Repouso

Importância do repouso no pós-operatório

 

O repouso deve acontecer, mas não de maneira total. A recomendação é que o paciente não se mantenha deitado o dia todo, já que assim poderão acontecer complicações específicas a cada cirurgia plástica

Procure movimentar-se devagar evitando esforço físico, mas, ao mesmo tempo, estimulando a circulação sanguínea. 

Realize exercícios respiratórios, movimentação lenta dos braços e pernas, por exemplo, o repouso total não é recomendado. 

4. Alimentação

Ao passar por um procedimento cirúrgico invasivo, o organismo humano necessita de nutrientes e energia para conseguir voltar ao seu funcionamento normal e trabalhar na cicatrização geral. 

Não é incomum que médicos e cirurgiões prescrevam uma dieta específica e um pouco mais rígida no pós-operatório, indicando alimentos leves, muita hidratação e frutas de diversos tipos. 

A alimentação no pós-operatório é de extrema importância, sendo um dos pilares da boa recuperação do paciente a curto, médio e longo prazo. 

Evitar alimentos gordurosos, condimentos, carne suína e doces é o básico do que se deve prestar atenção após a realização de uma cirurgia plástica. Não se deve consumir bebidas alcoólicas e é indicado que o paciente não fume durante todo o período.

5. Cuidados físicos

Pequenas dores e incômodos são comuns no pós-operatório. É preciso manter estas dores e a temperatura corporal sob controle e atenção a todo momento. 

Converse com o cirurgião escolhido para entender quais são os analgésicos que serão prescritos por ele e todos os sintomas normais para o tipo de cirurgia feita. 

Qualquer sintoma fora do indicado pelo médico é preciso entrar em contato imediatamente, ok? 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).