Por que o Pós-operatório da Mamoplastia de Aumento é Tão Importante?

A mamoplastia de aumento, também chamada de implante de prótese mamária, é o desejo de muitas mulheres mundo afora

Mas antes de se submeter a esse procedimento cirúrgico, é preciso tirar todas as dúvidas e saber como serão realizadas as fases, incluindo o pós-operatório. Aliás, na fase de pós-operatório da mamoplastia de aumento é extremamente importante que a paciente siga todas as recomendações médicas – caso contrário, os resultados da cirurgia podem ser comprometidos.

Então, no post de hoje vamos falar sobre esse assunto. Você vai conhecer os principais cuidados a serem tomados e o que pode acontecer caso você não siga corretamente as recomendações após o procedimento cirúrgico. Vamos lá?

Os cuidados no pós-operatório da mamoplastia de aumento

Aqui no blog, nós já respondemos a algumas dúvidas sobre as próteses de silicone e como esse procedimento é realizado.

Mas é importante entender que estamos falando de uma cirurgia plástica invasiva e, portanto, as pacientes precisam de um tempo de repouso para que o organismo se recupere da melhor maneira possível. Além disso, é preciso seguir as seguintes recomendações no pós-cirúrgico:

1. Não use o sutiã tradicional

Após passar pela mamoplastia de aumento, você vai precisar de um sutiã pós-cirúrgico, que é colocado logo após a cirurgia. A peça é recomendada pelo médico e é indicada para sustentar a nova estrutura e garantir uma melhor recuperação.

Não faça uso do seu sutiã tradicional, pois ele possui uma estrutura de arame que pode machucar a região recém-operada, além de não sustentar adequadamente e nem conter o edema do pós-cirúrgico; por isso, siga a recomendação médica e adquira o sutiã apropriado para o seu caso.

2. Não durma de bruços e de lado

Evite dormir de bruços e de lado durante os primeiros 30 dias após a realização da cirurgia. Isso porque pode ocorrer uma pressão elevada sobre as próteses e causar sangramento, deslocamento e rompimento dos pontos. Na dúvida, sempre pergunte ao seu médico sobre essa questão.

3. Não levante os braços sobre a cabeça

Evite levantar os braços nas primeiras quatro semanas após a cirurgia para não romper os pontos e não deslocar a prótese de silicone. Tomando esse cuidado, a sua recuperação será mais tranquila.

4. Não carregue peso no primeiro mês

Evite carregar peso no primeiro mês após a cirurgia. O peso nos braços pode deslocar a prótese de mamas e ocasionar um possível rompimento dos pontos. Além disso, também pode ocorrer sangramento na região.

Também é importante não realizar atividades físicas e evitar frequentar a academia durante o período.

5. Não se exponha ao sol

Nas primeiras semanas de período pós-cirúrgico evite o sol. A alta temperatura pode levar a um inchaço da região onde foram implantadas as mamas e assim prejudicar a recuperação do tecido.

Além disso, o sol em excesso pode provocar manchas na pele devido aos hematomas causados durante a cirurgia e, prejudicar, inclusive, a fase de cicatrização.

6. Não se relacione sexualmente nas duas primeiras semanas

Evite a relação sexual durante as primeiras duas semanas após a mamoplastia de aumento. Dessa maneira você não prejudica sua recuperação. Algumas mulheres também observam uma discreta perda da sensibilidade nos seios nesse período, mas isso é recuperado gradualmente em um prazo máximo de seis meses.

Outra orientação é que, mesmo depois dos 14 dias, a relação sexual não pode oferecer pressão nas mamas e a posição ideal deve ser de barriga pra cima, com delicadeza e muito cuidado.

Riscos para quem não toma cuidado no pós-operatório da mamoplastia de aumento

1. Rompimento dos pontos

Uma intercorrência que pode acontecer se você não tomar cuidado no pós-operatório da mamoplastia de aumento é o rompimento dos pontos. Caso ocorra, não entre em pânico.  Marque uma consulta com seu médico para que ele possa verificar o problema.

2. Sangramento

O sangramento é algo que precisa ser analisado pelo cirurgião plástico. Caso aconteça, notifique imediatamente seu médico para que ele possa examiná-la e tomar as devidas providências.

Nos casos de hematomas, quando o sangue fica colecionado junto da prótese haverá necessidade de uma nova intervenção cirúrgica. No caso de manchas roxas, elas não são consideradas hematomas, e sim, equimose. Nesse caso, o sangue está no tecido, e não dentro da chamada loja mamária.

3. Inchaço

O inchaço é natural em um pós-cirúrgico; por isso, é recomendado que a paciente realize algumas sessões de drenagem linfática para amenizar o desconforto da tensão da pele causada pela distensão do edema. Nesse período, também é normal que se perceba um inchaço no abdômen, que regridirá em alguns dias.

Viu como o pós-operatório da mamoplastia de aumento é importante? Existem outros cuidados que você deve tomar; por isso, é muito importante tirar todas as dúvidas com seu cirurgião. Agora que você já sabe, tomará os devidos cuidados durante o período, não é mesmo?

Quer aprender um pouco mais sobre a mamoplastia de aumento? Baixe nosso e-book sobre mitos e verdades para conferir todas as recomendações do pós-operatório!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. CLARA Távora disse:

    Boa tarde, gostei bastante desse assunto, sonho em poder fazer esse procedimento só que ainda não tive condições financeiras.

  2. Cristina Rodrigues Reis disse:

    É um dos meus sonhos doutora, porém sei que ainda não está em meu alcance…mas tenho fé que irei um dia realizar