Por que mãos e pescoço são as partes do corpo que mais envelhecem?

cuidados com mãos e pescoço

Descubra os motivos pelos quais essas partes do corpo parecem mais suscetíveis ao envelhecimento e saiba como retardar esse processo

 

É bem possível que você tenha uma rotina de cuidados com o rosto. Limpeza de pele, hidratação e aplicação do protetor solar são hábitos que deveriam estar incorporados no nosso dia a dia.

Porém, cuidar apenas do rosto não é suficiente para manter uma aparência jovem. Enquanto nos dedicamos a ele, acabamos nos esquecendo de cuidar de regiões como as mãos e o pescoço.

O problema é que essas partes do corpo são bastante sujeitas à passagem do tempo. Por isso, descubra agora alguns fatores que fazem essas regiões envelhecerem e saiba quais cuidados devemos adotar.

 

Falta de proteção solar

Diferente da pele do rosto, que recebe muito mais cuidados, a pele do pescoço costuma ser esquecida. Afinal, nem sempre nos lembramos de passar protetor solar nessa região, mesmo que sejamos muito disciplinadas com o rosto.

Inclusive, existe uma crença de que a sombra do queixo protegeria o pescoço do sol. Não se engane, pois isso não é verdade. Tanto é que muitos pacientes reclamam de manchas nas laterais do pescoço, geralmente causadas pela exposição solar.

A mesma coisa acontece com as mãos. Quantas vezes aplicamos protetor solar no rosto e, em seguida, lavamos as mãos para remover o produto? O ideal seria aplicar o filtro solar nessa parte do corpo também.

Afinal, assim como acontece com o pescoço, as mãos também estão sujeitas ao surgimento de manchas causadas pelo sol. E esses são sinais que entregam a idade da pessoa, muitas vezes fazendo-a parecer mais velha.

Por isso, a dica é sempre caprichar no protetor solar com FPS 30 no rosto, mas no pescoço e nas mãos também.

 

Menos glândulas sebáceas, mais ressecamento

Outro fator que acelera o envelhecimento das mãos e do pescoço é a menor quantidade de glândulas sebáceas nessas regiões. Por causa disso, esse local tem menos oleosidade natural que o rosto, por exemplo.

Embora a oleosidade seja indesejada quando está em excesso, ela é essencial para proteger a pele contra o ressecamento. Afinal, uma pele ressecada fica mais propensa ao surgimento das rugas, inclusive deixando-as mais à vista.

 

Rugas causadas por movimentos

Outro motivo que leva ao envelhecimento do pescoço e das mãos é que eles sempre estão em movimento. Ao longo dos anos, esses movimentos constantes fazem vincos na pele, que dão origem às rugas.

No caso do pescoço, alguns fatores que deixam esses sulcos ainda mais visíveis são a má postura durante o dia e desvios na coluna. Dormir de lado, de bruços e com o travesseiro muito alto também pode acelerar o envelhecimento.

 

Flacidez

Tanto as mãos quanto o pescoço são regiões que possuem uma quantidade de fibras de colágeno e elastina menor quando comparadas ao nosso rosto. Dessa forma, a pele desses locais acaba perdendo a firmeza e a elasticidade antes que a da face.

Para piorar, estamos habituadas a passar cremes e a fazer tratamentos no rosto, mas não temos o mesmo cuidado com as mãos e o pescoço.

O resultado disso é que essas regiões são mais suscetíveis à flacidez. Em consequência, as mãos e o pescoço ficam com uma sobra de pele aparente, o que contribui para o aspecto envelhecido.

 

sinais de envelhecimento da pele

 

Modificações na distribuição de gordura

Alguns fatores genéticos e a própria anatomia da região que fica abaixo do queixo contribuem para o acúmulo de gordura. Junto com a ação da gravidade e a perda da sustentação da pele, esse excesso de gordura leva à formação da papada.

Esse efeito pode deixar a pessoa aparentemente mais gordinha e também mais velha.

Nas mãos, o problema é o oposto. Com o passar dos anos, é comum perdermos gordura dessa região. O resultado dessa perda de volume pode ser um aspecto “esqueletizado”, que também contribui para uma aparência envelhecida.

 

Cuidados com a pele das mãos

Além do uso do protetor solar diariamente, existem outras medidas que você pode adotar para retardar o envelhecimento das mãos. Um deles é evitar o contato com produtos que possam ressecar a pele da região. Para isso, dê preferência a sabonetes neutros.

Outro cuidado é sempre utilizar luvas na hora de lidar com produtos de limpeza. Reflita: se um produto remove a gordura da cozinha, ele certamente vai remover a oleosidade natural das suas mãos também!

Somando-se a isso, é necessário investir na hidratação das mãos com produtos adequados para essa região. Os melhores cremes são aqueles capazes de formar um filme protetor contra a perda de água.

Se você está incomodada com alguns sinais do envelhecimento nas mãos, é possível recorrer aos procedimentos estéticos.

O peeling, o laser e a luz pulsada para fazer a uniformização da cor e a remoção das manchas. O preenchimento, por sua vez, pode ser feito para repor o volume perdido e evitar a esqueletização.

 

Cuidados com a pele do pescoço

Você já sabe que é necessário passar protetor solar no pescoço também, certo? Outro cuidado que você pode levar do rosto para o pescoço é a limpeza de pele acompanhada pela aplicação de um tônico.

O uso de sérum com vitamina C e produtos com ácido hialurônico e ácido retinoico pode ser indicado para a suavização das manchas. Somente utilize esses produtos sob orientação médica.

Como essa região sofre com o ressecamento, também é recomendado investir em cremes específicos que reponham o déficit de oleosidade natural.

Para quem já apresenta sinais de envelhecimento, é possível recorrer aos tratamentos estéticos. Os peelings são indicados para suavizar manchas, enquanto o Botox® pode ser utilizado para promover um efeito de lifting e suavizar as rugas.

Além disso, é possível combater a flacidez com o Accent. No caso da papada, é possível fazer uma lipoaspiração a laser para remover o excesso de gordura.

 

***

 

Lembre-se de que as mãos e o pescoço são regiões do corpo que estão muito expostas ao ambiente externo, sendo bastante sujeitas à passagem do tempo. Por isso, vale a pena estender os cuidados do rosto a elas também.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).