Perda de peso, conheça o poder das castanhas

como emagrecer com castanhas

Descubra como o consumo de castanhas traz uma série de benefícios ao organismo, incluindo o emagrecimento

 

Você já deve ter ouvido falar que as castanhas são muito calóricas e não devem ser consumidas em excesso, certo? E isso é verdade: um pacotinho de apenas 100 gramas de castanha-de-caju, por exemplo, que qualquer pessoa poderia comer facilmente como petisco acompanhada de uma cervejinha, tem tantas calorias quanto um hambúrguer!

Mas, então, por que algumas pessoas dizem que as castanhas podem ajudar o corpo no processo de emagrecimento? A resposta é: porque elas realmente podem auxiliar a perda de peso, desde que sejam consumidas da forma correta.

Se você é fã da castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, avelãs e amêndoas, está na hora de descobrir como o consumo dessas oleaginosas pode ser um coadjuvante no processo de emagrecimento.

 

Benefícios das oleaginosas na perca de peso

Muitos estudos científicos já comprovaram que as oleaginosas como as castanhas, as nozes, as avelãs e as amêndoas podem oferecer uma série de benefícios à nossa saúde.

Um exemplo foi uma pesquisa realizada na Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, que mostrou que o consumo diário de nozes, amêndoas e castanhas pode reduzir o colesterol “ruim” (LDL) em até 7,4%, e os triglicerídeos totais em até 10%. A explicação para esse fato é que as oleaginosas são ricas em gorduras monoinsaturadas que ajudam a proteger nossas artérias, retirando as moléculas de colesterol que poderiam se depositar nesses vasos e dar origem à aterosclerose.

 

Além disso, essas oleaginosas também oferecem gorduras poli-insaturadas (o ômega 6, por exemplo), que contribuem para a manutenção de níveis adequados do “colesterol bom”, conhecido cientificamente como HDL. Dessa forma, as castanhas em geral oferecem um controle dos níveis de colesterol no sangue, regulando a concentração do colesterol “bom” e “ruim”.

Como se não bastasse, esses alimentos são ricos em proteínas, minerais como o potássio, o selênio e o fósforo, vitamina E e vitaminas do complexo B, ou seja, elas são extremamente nutritivas, constituindo um ótimo lanche.

 

Outro benefício das oleaginosas é a sua capacidade de agir no sentido de controlar a concentração de açúcar no sangue, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Ainda, para quem se preocupa com a manutenção da juventude, as oleaginosas oferecem outra vantagem: elas possuem ação antioxidante, ou seja, elas combatem a ação dos radicais livres e desaceleram o envelhecimento celular.

 

oleaginosas ajuda perder peso

 

Castanhas no processo de emagrecimento

Tudo bem, você já entendeu que as castanhas oferecem muitos benefícios para o nosso organismo, mas você não se esqueceu do fato de que elas também são ricas em calorias, certo? Então, como é que elas podem nos ajudar a emagrecer?

A resposta está justamente nos benefícios que as oleaginosas nos oferecem. Por serem tão ricas em nutrientes como proteínas, minerais e vitaminas, as castanhas são capazes de suprir deficiências alimentares do nosso organismo, regulando nossos processos metabólicos e enzimáticos – afinal, os microelementos como potássio, fósforo e selênio são essenciais para que as reações bioquímicas do nosso corpo aconteçam de forma eficiente.

 

Além disso, por serem ricas em proteínas, as castanhas ajudam a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que precisemos ingerir uma quantidade menor de comida para nos sentirmos satisfeitas. E isso, como você sabe, é excelente para quem quer perder peso.

Como se não bastasse, as oleaginosas também ajudam a controlar aquela vontade louca de comer doces e outros lanches supercalóricos e pouco nutritivos que surge entre as refeições principais. Ou seja, aquele desejo incontrolável de comer “só um bombonzinho” pode ser evitado pelo consumo das castanhas – sua cintura agradece!

Para quem tem tendência a acumular gordura na região abdominal, as oleaginosas oferecem mais um benefício: seus ácidos graxos são capazes de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima da gordura e a eliminação do tecido adiposo que se acumula na barriga.

 

Como consumir castanhas para perder peso

Por serem muito calóricas, é necessário controlar a quantidade de castanhas ingeridas para obter um bom equilíbrio entre calorias e benefícios, de forma a favorecer o emagrecimento. Para isso, recomenda-se comer no máximo uma porção de 20 a 30 gramas por dia, o que equivale a quatro ou cinco unidades das oleaginosas.

Uma dica legal é consumir as oleaginosas antes das refeições principais, pois suas gorduras levam mais tempo para serem digeridas e aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você ingira uma quantidade menor de alimentos no almoço ou no jantar.

 

Outra forma de inserir as castanhas no seu cardápio é consumi-las puras, com iogurte, misturadas com frutas secas ou batidas em sucos e vitaminas, que constituem excelentes opções de lanche do meio da manhã ou da tarde.

Para quem trabalha em escritório, as castanhas também são uma opção bastante prática, pois você pode levá-las dentro de saquinhos fracionados por porções. Nesse caso, vale se atentar para consumir as castanhas sem adição de sal ou açúcar: enquanto o sódio aumenta a pressão arterial e favorece o acúmulo de líquidos, o açúcar é uma fonte de calorias e favorece o ganho de peso.

Por fim, não custa lembrar que as castanhas são um elemento coadjuvante no processo de emagrecimento, e seu consumo isolado não vai causar uma grande perda de peso. Para aproveitar todos os benefícios das oleaginosas e ainda perder uns quilinhos, é necessário associar o consumo moderado das castanhas com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares.