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Pequenas mudanças nos hábitos que emagrecem

Você já pensou em perder uns quilinhos sem precisar fazer dietas rigorosas, só mudando alguns pequenos hábitos ao longo do dia? Pode parecer inacreditável, mas isso é possível sim, e de forma até que bem fácil. Seguindo algumas dicas você poderá notar a diferença em poucos dias e ainda garantir mais saúde para o seu organismo. Uma das formas é procurar não chegar às refeições morrendo de fome. Pode parecer besteira, mas se você se mantiver alimentada ao longo do dia, você come menos nas refeições – e a gula, aquela inimiga disfarçada que faz você comer tudo o que vê pela frente, também é menor. Por outro lado, o metabolismo acelerado ajuda a manter o corpo em forma, e ele acelera conforme o organismo se sente alimentado na dose certa. Por isso, entre as refeições faça pequenos lanchinhos saudáveis, com iogurte desnatado, barrinha de cereais e frutas.

 

Tome o café da manhã de uma rainha

 

Reforce o café da manhã. Coma bem, mas coma de forma balanceada, com muitas frutas que dão disposição ao corpo para enfrentar o dia, mantendo seus níveis de energia e o metabolismo acelerado. Lembre-se daquela máxima: “Tome café da manhã como uma rainha, almoce como uma princesa e jante como uma mendiga”. No almoço, comece pela salada, porque consumir alimentos de volume maior, ricos em água e fibras com poucas calorias aumenta a sensação de saciedade. Experimente também trocar ingredientes, porque dieta não é sinônimo de comida sem graça. Fala as coisas que você gosta de forma mais saudável, evitando molhos oleosos, substituindo o sal – que promove a retenção de líquidos e o consequente inchaço – por temperos.

 

Água, a grande amiga da perda de peso

 

Beber água faz muito bem, e beber três litros de água com limão colabora com a perda de peso, porque ajuda a desintoxicar o fígado metabolizando melhor a gordura e acelerando o metabolismo em até 30%, o equivalente a perda de 100 calorias por dia. Da mesma forma, gaste um pouquinho mais de tempo nos supermercados olhando os rótulos. Evite comprar produtos porque são diet, compre-os de acordo com o valor nutricional dos alimentos. Conheça o valor calórico de cada um e cuide da sua alimentação de acordo com a sua idade: até 30 anos o valor recomendado é de cerca de 1.980 calorias por dia, 1.450 para quem está entre os 30 e 50 anos, e 1.100 acima dessa idade.

 

Mostarda, uma boa aliada

 

Evite o açúcar, como ele se transforma rapidamente em glicose, contribui para o aumento da gordura corporal. Por outro lado, aposte na mostarda picante para dar mais sabor a pratos e sanduíches: ela também aumenta o metabolismo do corpo e cria uma sensação de aquecimento, que também dá a impressão de saciedade. As sementes de mostarda são grande fonte de antioxidantes. E faça exercícios físicos – nem que seja uma caminhada de 40 minutos três vezes por semana – eles fazem bem ao corpo, queimando calorias, e à alma, deixando-a mais leve e diminuindo o estresse.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).