Menu

Peeling de Cristal: Elimina cicatrizes de acne

Veja o que é e como funciona o peeling de cristal.

Nos dias de hoje a beleza do rosto está diretamente ligada à nossa autoestima e um rosto cheio de manchas, cicatrizes e rugas finas, por exemplo, são a causa da insônia de muitas mulheres. Dentre todas as alternativas de tratamento de beleza existentes e disponíveis no mercado da estética o peeling de cristal – ou cientificamente microdermoabrasão – está entre as mais utilizadas desse mercado.

Um dos principais benefícios que o peeling de cristal traz é que não é necessário o uso de químicos irritantes para a pele do rosto. Em geral, utiliza-se um pequeno aparelho de sucção que apresenta cristais de hidróxido de alumínio em sua extremidade, e que, por sua vez, consegue retirar toda a camada mais superficial da pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo o rejuvenescimento do rosto.

Benefícios do Peeling de Cristal

Alguns dos principais benefícios trazidos através do peeling de cristal são: amenização de cicatrizes deixadas por acnes, diminuição de rugas e linhas de expressão, redução dos poros dilatados e remoção das manchas na pele, que vale tanto para cicatrizes de acnes como para marcas de cravos, sardas e manchas de sol. O peeling de cristal é também usado para diminuir marcas de estrias tanto na região do rosto como em qualquer outra parte do corpo, uma vez que os cristais de alumínio estimulam nossa pele a produzir mais colágeno, melhorando seu grau de firmeza, sua textura e sua própria elasticidade.

Como é feito esse procedimento?

O peeling de cristal consegue remover camadas superficiais da pele, extraindo a oleosidade e a sujeira de nossa derme mais rasa, promovendo a descamação da pele e ativando as fibras de colágeno encarregadas de melhorar sua resistência e sustentação. Se você está apreensiva e acha que se trata de uma técnica perigosa que só pode ser feita sazonalmente, saiba que o peeling de cristal está sendo cada vez mais adotado como tratamento da pele de muitas mulheres em todo o Brasil e pode ser realizado de 1 a 2 vezes mensalmente, com intervalos de 1 ou 2 semanas entre as sessões, o que vai depender exclusivamente do estado em que se encontra a superfície da pele do paciente. Cada sessão dura em média 45 minutos e o número de sessões exatas para o paciente deverão ser analisadas pelo profissional.

O valor de um peeling de cristal pode custar em torno de R$ 120 e os primeiros resultados são vistos logo depois da primeira sessão. Vale lembrar também que durante o tratamento de microdermoabrasão, na grande maioria dos casos, são utilizados outros procedimentos como o uso de produtos especiais para o tipo de pele: máscaras esfoliantes, hidratação profunda, etc. O período de recuperação vai depender do grau de aplicação da técnica. Quanto maior for a profundidade da aplicação do peeling de cristal, maior será o tempo de recuperação, já que a pele acaba sofrendo maior agressão e fica bem mais sensível. Por fim, durante o tratamento, é imprescindível que o paciente lembre-se sempre de aplicar a proteção solar a cada 4 horas na região tratada sempre que estiver fora de casa e expor a pele de seu rosto aos raios solares. Recomenda-se também o uso de hidratantes para estar sempre fazendo a manutenção da pele.

Se você está com alguma infecção na pele ou se possui alguma doença crônica, o peeling de cristal deve ser evitado antes de mais nada. Aliás, é sempre bom consultar um especialista antes de tal procedimento.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).