11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Passar a tesoura? Ainda não!

Com a chegada do calor, a exposição ao sol pode fazer realçar pequenos problemas com o cabelo. Um dos mais temidos, pois requer medidas drásticas – a tesoura – é ver as pontas ressecadas. Agora, finalmente, existem soluções além da tesoura, vamos conhecê-las.

Passar a tesoura? Ainda não!
Qual mulher não gosta de passar longas horas em frente ao espelho a cuidar de seu cabelo? Imagine que está escovando os cabelos suavemente, olha para as pontas e descobre que está ressecado. É um verdadeiro pânico! A primeira solução que nos passa pela cabeça é a tesoura… Mas nem sempre queremos fazer isso. Agora já não precisa se preocupar com essa ida dolorosa ao salão.
Aspecto das pontas

Mas primeiro que tudo vamos lá esclarecer o que é o ressecamento do cabelo, o que o provoca e como vimos que o nosso está com esse problema.

Ressecamento do cabelo ocorre quando este perde a hidratação natural e começa a ficar com um aspecto mais rude. As pontas clareiam e se olhar atentamente, verá que o fio de cabelo parece ter rachado em dois. Isso se deve aos fatores climáticos, o calor, a exposição solar, aos fatores químicos, quando recorremos a um salão para alisar os cabelos e ainda pelo excesso de uso do secador.

Vamos então ver onde e como resolver o problema:
Muitas pessoas optam por solucionar essa situação em casa. Aí você tem duas opções:

Produtos de tratamento

Passa no supermercado, na farmácia ou na perfumaria e escolhe produtos específicos para o tratamento. Pode encontrar em ampolas ou em máscaras. Todos eles vão promover uma hidratação das pontas, “maquiando” o problema. O aspecto do cabelo fica muito melhor, apresentando um ar saudável e fresco. É prático porque basta aplicar seguindo as instruções da embalagem.

Dicas caseiras

Outra forma de contornar este problema é fazer tratamentos caseiros. Para isso você precisa conhecer os seus cabelos. Depois só tem que escolher os produtos certos. O tratamento em casa é feito com base de óleos: óleo de coco, óleo de sésamo, óleo de rícino, óleo de amêndoas doces, óleo de oliva, enfim, todos aqueles óleos que podem ser usados em cosmética, com exceção do óleo mineral. O tratamento poderá ser feito com o cabelo molhado ou seco. Aplique uma pequena porção de óleo nas pontas do cabelo e deixe atuar por meia hora. Depois lave o cabelo normalmente.

Pois, não esqueci não o que falei sobre conhecer seu tipo de cabelo para escolher o óleo. Então é assim: para cabelos mais grossos, pode usar um óleo mais denso, como o óleo de coco. Os cabelos mais finos pedem um óleo como o óleo de oliva. Valeu a dica?

Tratamento de choque

Se a sua vontade é mimar-se com aquela ida ao salão, vá, relaxe e deixe os profissionais mimarem seu cabelo.

 

Qual a sua opção?

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Norma Simone da Silva disse:

    amei vou fazer