11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Outubro Rosa: Aprenda a fazer o autoexame

O câncer de mama é um dos mais frequentes no Brasil, e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso é importante que as mulheres estejam sempre atentas aos seios.

Outubro é o mês de conscientização do câncer de mama, voltado para alertar tanto mulheres quanto homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para evitar a doença.

Existem algumas medidas que você pode tomar para se proteger do câncer de mama. Uma delas é oautoexame, que deve ser feito uma vez por mês, em especial pelas mulheres com mais de 35 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência do câncer de mama em mulheres acima desta idade cresce rápida e progressivamente.

Como fazer o autoexame?

A mulher deve fazer o exame das mamas pelo menos uma vez por mês, de preferência logo após a menstruação. Caso você já esteja na menopausa, escolha uma data mensal fixa, por exemplo todo mês no dia 20.

O passo-a-passo abaixo é muito eficiente para detectar qualquer anormalidade nas mamas:

1) Posicione-se em frente a um espelho e coloque as mãos na cintura. Verifique se suas mamas estão simétricas e se há pregas, depressões ou abaulamentos nas mamas, incluindo a aréola e o mamilo.
2) Coloque as mãos para cima e verifique novamente a simetria dos seios, sempre observando com cuidado se existem diferenças no formato das mamas. Caso o sutiã marque mais uma mama do que outra, veja se há inchaço.
3) No chuveiro, ensaboe bem as mamas e as axilas. Coloque a mão esquerda atrás da nuca e, com a mão direita, massageie lenta e cuidadosamente a mama esquerda, em movimentos circulares, verificando se existem caroços ou regiões mais espessas. Repita o movimento com a outra mama. Você deve começar o movimento na parte superior da mama – perto da axila.
4) Pressione os mamilos de maneira delicada, verificando se saem secreções ou se existem nódulos. Toque cuidadosamente as aréolas e observe o mesmo.
5) As axilas também devem ser observadas, pois o tecido mamário chega até esta região. Faça movimentos circulares com a ponta dos dedos, verificando se existem nódulos.

Importante!

O autoexame não substitui as consultas de rotina ao médico! A mamografia ainda é o método mais eficiente para detectar o câncer de mama de maneira precoce.

Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ – o que já uma lesão muito grande. Por isso os exames preventivos são importantes, mesmo que nada pareça estar errado no autoexame das mamas.

Se você verificar qualquer anormalidade nos seus seios, procure um mastologista.

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).