Otoplastia: por dentro do antes e do depois

otoplastia

Neste post, alertamos sobre alguns cuidados do pré e do pós-operatório desta cirurgia plástica

A otoplastia é uma das cirurgias mais procuradas pelos homens. Trata-se de um dilema que muitos podem sofrer desde a adolescência (como também as mulheres), o que afeta a autoestima por conta dos apelidos indesejados, tais como o popular “orelhas de abano”. Independente disso, este procedimento estético tem como objetivo diminuir a proporção delas, como também melhorar a estrutura, a forma, a posição, a simetria e as deformidades que podem aparecer desde o nascimento. Além disso, ele também corrige orelhas muito grandes ou salientes dos dois lados.

Homes e mulheres costumam deixar o cabelo crescer para esconder as orelhas salientes, mas a otoplastia pode ser um meio para que isso não aconteça mais. Ao decidir pela cirurgia plástica, os cuidados pré-operatórios são tão exigentes quanto os pós-operatórios. No primeiro momento, é importante avisar o médico sobre qualquer indisposição. O jejum deve ser obedecido no período de 8 horas e isso também inclui o consumo de água. Evite ingerir bebidas alcoólicas, remédios e faça uma refeição bem leve antes da cirurgia.

É importante também lavar os cabelos e, se for possível, mantê-los longos para esconder as cicatrizes que ficam atrás das orelhas. É comum se preocupar com a probabilidade delas voltarem ao tamanho que eram antes depois da otoplastia, mas, se você tomar todos os cuidados necessários para que a cirurgia plástica ocorra com segurança, o resultado é definitivo. O paciente poderá notar as diferenças 3 meses após a realização da otoplastia. Nesse meio tempo, é preciso fazer os curativos, e manter a faixa nas primeiras 48 horas.

Há também a recomendação do uso de tiaras de malha durante o primeiro mês para não comprometer o resultado.

Além disso, há outros cuidados pós-operatórios referentes à otoplastia que devem ser seguidos à risca: evitar sol por 30 dias, comparecer aos retornos para acompanhamento médico, lavar a região com água e sabonete (assim que a faixa e o curativo forem retirados) e usar a tiara de malha com algodão para proteger as orelhas. No caso de adolescentes, é importante analisar a necessidade deles, bem como da criança, de maneira que o impasse afete também a saúde e a autoestima. Neste caso, pode ser até necessária a participação de um psicólogo para ajudar na recuperação.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Diego disse:

    Doutra, boa tarde.
    Não tenho orelha de abono, todavia elas são pontudas, o que gera apelido de “gnomo”, “spok”, entre outros, o que me atrapalha na estética. Pelo que li em alguns locais, a otoplastia serve para diminuir a angulo da orelha e a cabeça (orelha de abano), mas gostaria de saber se é possível cirurgia apenas para modificar a ponta da orelha para fazer t~e-la uma volta normal?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Diego. Caso desejar, agende uma avaliação conosco – será um prazer recebê-lo em nossa clínica! Após essa avaliação, podemos definir o procedimento mais indicado para você.
      No link abaixo você encontra o nosso contato:
      http://goo.gl/fwys7x

      Beijos!

  2. Sara disse:

    Olá Dra.! sei que é necessário uma consulta para avaliar o valor de uma cirurgia de orelha de abano. Minha orelha não é considerada “abano” porem, me incomoda muito, por que ela é pontuda e levemente pra frente. Algo que consigo esconder com o cabelo, mas incomoda pq nao consigo prende-lo. Portanto gostaria de saber a média do valor de uma cirurgia plástica para corrigir as duas orelhas. Sei que a clínica fica em SP, mas tenho facilidade para ir aí visto que tenho parentes aí. No aguardo. Obgada.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Sara.
      Para definir os valores realmente é necessário que passe por uma avaliação pessoalmente. Como sabe, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação passamos as formas de pagamento, que podem ser parceladas ou à vista.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/6dN5Lq

      Abraços!

  3. doutora fiz duas vezes botox mais eu nao vi resultado nenhum a vc nao trabalha em bh mg nao

  4. Oi , eu gostaria de saber se é preciso dar anestesia geral ou so local, porq eu tenho orelhas de abano tenho vergonha de fazer rabo, sofro muito com isso!!! disse:

    Gostaria de saberqual sera o preço da cirurgia!!!

    • Luciana Pepino disse:

      Olá! Infelizmente eu não consigo te informar valores sem avaliá-la antes, pois cada caso é um caso. Se desejar entrar em contato, você encontra nosso endereço e telefones: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos!

  5. silvania pereira rufino disse:

    quero corrigir minhas orelhas são abertas isso me incomoda tenho vontade de prender meu cabelo ,mas não me sinto bem.