Menu

Confira 05 Mulheres do Cinema para você se inspirar!

As poderosas mulheres que já passaram pelo tapete vermelho e as que estarão presentes no Oscar 2018 para fazer história e nos inspirar para o Dia da Mulher

A admiração é inevitável quando se trata de mulheres emblemáticas que fizeram e continuam fazendo história na maior premiação do cinema mundial. O Oscar 2018 já é tido como palco para grandes expressões artísticas e sociais das mulheres.

Neste ano teremos a 90ª edição da premiação e ela tem tudo para ser marcada pela força feminina, ainda mais depois que as denúncias de assédio e machismo em Hollywood correram o mundo.

Embora as atrizes sejam sempre abordadas com perguntas sobre sua beleza e o look que estão usando no tapete vermelho, o universo do cinema está experimentando cada vez mais a presença firme das mulheres que trabalham há décadas da mesma forma que os homens.

Aos poucos, mulheres que foram pouco reconhecidas até hoje estão transformando este cenário com sua força, talento e persistência, sendo verdadeiras inspirações para nós neste Dia da Mulher.

E o Oscar 2018 também será histórico para as indicações femininas, já que Rachel Morrison é a primeira mulher a ser indicada ao prêmio de melhor Direção de Fotografia com o filme Mudbound: Lágrimas sobre o Mississipi.

Conheça mais exemplos de mulheres que mudaram os rumos do cinema e nos encorajam a ser mais empoderadas:

  1. Hattie McDaniel

Hattie fez história ao ser a primeira mulher negra a ganhar um Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme E o Vento Levou, em 1940. A primeira de muitas, não é? Entenda melhor sobre o diferencial da beleza negra.

Sua indicação em uma época em que os EUA ainda separavam locais que brancos e negros poderiam frequentar foi um sinal de que ela estava quebrando barreiras e construindo uma mentalidade mais inclusiva no país.

A indicação foi tão surreal para o momento que foi necessário gerar autorização para que McDaniel pudesse entrar no prédio da cerimônia do Oscar, pois ele era reservado apenas às pessoas brancas.

Essa postura de transgressão e luta por direitos a marcou como uma grande inspiração para mulheres negras desde seu início de carreira, já que também foi uma das primeiras mulheres afro-americanas a cantar em uma rádio, em 1925.

  1. Kathryn Bigelow

Saiba mais sobre a história da Kathryn Bigelow!

Kathryn Bigelow foi uma pioneira a mostrar que a força feminina também estava atrás das câmeras, mas raramente era observada: ela foi a primeira mulher premiada com o Oscar de Melhor Direção com o filme Guerra ao Terror.

Disputado com o filme Avatar, uma grande febre no momento, o Oscar levado por Kathryn causou ainda mais euforia na imprensa e gerou debate sobre os talentos femininos que ficavam escondidos enquanto Hollywood só premiava os homens.

Sem dúvidas, o Oscar 2010 premiou Bigelow e trouxe ao mundo uma amostra do empoderamento feminino que estava sendo construído em Hollywood ano após ano, sendo uma marca importante para as expectativas do Oscar 2018 e o Dia da Mulher.

  1. Meryl Streep

A atriz é um verdadeiro fenômeno de talento ímpar, inteligência cativante, clara determinação e perseverança, características que lhe renderam o maior número de indicações para o Oscar e o Globo de Ouro.

A sua facilidade em transitar por diferentes papéis e se adaptar aos mais diversos sotaques a faz ser considerada pela mídia a atriz de maior destaque de sua geração. A vocação para sensibilizar o público também é um de seus atributos.

Meryl é uma das atrizes mais aclamadas também por seus discursos durante as premiações, que sempre enfatizam a importância da igualdade de gênero e o olhar mais refinado para todas as pessoas que não são homens brancos de Hollywood.

Para o Dia da Mulher, vale lembrar sua frequente demonstração de luta pelos nossos direitos. Além de seus reconhecimentos, essa luta torna Meryl ainda mais especial para o universo feminino, que a trata como ícone de mudanças na representatividade.

No Oscar 2018, a atriz concorre à sua quarta estatueta e faz história novamente, aumentando o número de indicações de uma mulher. Não será uma surpresa se ela realmente subir ao palco para receber o prêmio pelo filme The Post.

  1. Fernanda Montenegro

Conheça mais sobre a inspiradora Fernanda Montenegro!

A talentosa brasileira, que brilha em suas mais diferentes profissões, sendo elas atriz, radialista, locutora e apresentadora, também deu um passo a mais na caminhada do reconhecimento feminino no mundo do cinema e na história do Oscar.

Fernanda é a maior referência feminina na dramaturgia brasileira e coleciona prêmios e indicações internacionais pela sua atuação, com destaque para o papel de Dora no filme Central do Brasil, um grande clássico do cinema nacional.

Seu brilho intelectual também a fez marcar a história de Hollywood ao ser a primeira brasileira e a primeira latino-americana indicada ao Oscar, concorrendo pela estátua de Melhor Atriz também com o filme Central do Brasil.

Isso elevou Fernanda ao patamar de ídolo de muitas pessoas, principalmente ganhando muito respeito de atrizes ao redor do mundo que se inspiram nela para vencer os desafios em um ambiente ainda muito masculino, um dos temas mais lembrados no Dia da Mulher.

Podemos perceber que a idade não importa, somos lindas por dentro. Mas, se você está insatisfeita com o seu corpo, talvez uma cirurgia plástica seja a solução. Entenda melhor sobre os procedimentos e saiba qual é o ideal para você.

  1. Elizabeth Taylor

Saiba mais sobre a atriz inglesa Elizabeth Taylor!

A atriz inglesa, que chamava atenção por sua beleza, se destacava ainda mais por seu talento, que lhe permitiu receber duas vezes o Oscar como Melhor Atriz com os filmes Disque Butterfield 8 e Quem Tem Medo de Virginia Woolf?.

Famosa por seus olhos azul-violeta, Taylor merece ainda mais aplausos pela sua luta pública contra o vírus da AIDS e melhores condições para as pessoas afetadas pela doença.

Ela foi pioneira ao financiar pesquisas, fundar projetos e usar sua fama para pressionar as autoridades por melhorias, um verdadeiro exemplo de empoderamento no Dia da Mulher. Além de ser um exemplo para elevarmos nosso amor próprio, saiba como elevar a sua autoestima e se ame!

Elizabeth, assim como as outras citadas neste artigo, reflete o espírito das mulheres que estarão no Oscar 2018 lutando por mais igualdade, empoderando o sonho de pessoas e mostrando a força da união feminina em todos os aspectos.

O que achou? Deixe nos comentários qual é a sua maior inspiração!