11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os erros mais comuns na hora de lavar o rosto

Você sabe lavar o rosto corretamente? Da próxima vez, evite esses 5 erros!

Higienizar o rosto é uma das coisas mais importantes na rotina de uma mulher e é um hábito essencial para que a pele possa regenerar-se e receber toda a oxigenação necessária para a manutenção de sua saúde e beleza. Apesar da lavagem do rosto ser fundamental, às vezes esse hábito pode acabar trazendo problemas para a pele, criando uma série de problemas, tais como ressecamento, surgimento de acnes e até o envelhecimento precoce. E não é nada disso que a gente busca quando está lavando o rosto, certo? Para evitar esses prejuízos, basta ater-se a alguns cuidados na hora de lavar a pele facial. Esses cuidados vão desde a temperatura da água até a frequência ideal para esfoliações. Veja abaixo!

5 erros na lavagem do rosto:

1. Esfregar demais

Antes de mais nada, temos o erro mais comum, que é esfregar o rosto com o sabão ou qualquer outro produto achando que isso vai melhorar o efeito. Antes de lavar o rosto, vale ressaltar que é preciso lavar as mãos para não levar a sujeira das mãos para a pele facial e comprometer a limpeza. Esfregar o rosto só vai fragilizar a pele e pode deixar traumas que vão acabar causando pequenas lesões com o tempo. O mesmo vale para espremer espinhas ou esfoliar demais. O rosto é uma parte sensível de nosso corpo, além de ser nosso cartão de visitas e, portanto, é preciso lavá-lo com extrema delicadeza e preocupação com o toque.

2. Água quente

Você vai lavar o rosto e não cozinhar ovos! Principalmente no inverno, é preciso tomar cuidado com banhos muito quentes, pois eles não são saudáveis para o corpo como um todo, especialmente quando estamos falando do rosto. Esse hábito prejudica a pele, pois o vapor quente abre os poros e pode até facilitar na hora de remover a sujeira, mas ajuda a retirar toda a umidade natural da pele e, com isso, ela fica desidratada e vulnerável ao ressecamento. A partir de agora, prefira lavar o rosto com água morna para higienizá-lo e, em seguida, com água levemente fria. Com isso, os poros voltam a se fechar e o rosto fica protegido.

3. Esfoliação muito frequente

Esfoliar menos ou mais também dá diferença no rosto. A esfoliação é um método dos Deuses e é extremamente indicada para a pele do corpo todo, inclusive da face. Ela remove as células mortas e aquelas impurezas que ficam sobre a pele ao longo da semana e não conseguem ser eliminadas só com a lavagem comum. O ideal é esfoliar a pele duas vezes por semana, evitando fazê-lo mais ou menos vezes. Além disso, evite esfoliar a pele com agressividade achando que vai maximizar o efeito. Sua pele não vai responder melhor com força, até porque não são seus dedos que vão agir na pele e sim as propriedades naturais dos produtos.

4. Não hidratar após a lavagem

A hidratação é fundamental para o rosto. É ela que vai trazer de volta tudo aquilo de bom que você removeu junto com as impurezas. Você pode optar tanto pelas máscaras como pela hidratação com o uso de cremes de boa qualidade. É através da hidratação que sua pele terá de volta seus nutrientes e vitaminas. Aliás, após a lavagem do rosto, a hidratação terá ainda mais efeito já que a pele está sem aquela cobertura de gordura e sujeira do dia a dia e vai poder “engolir” todas as propriedades dos produtos. Agora, já sabe, né? Depois de lavar, faça a hidratação.

5. Secar o rosto de forma agressiva

O mesmo vai para a secagem do rosto. Primeiramente, opte por uma toalha de microfibras para secar com mais facilidade. Se você está tendo que esfregar a toalha no rosto para enxugá-lo, troque de toalha! Esfregar o rosto com toalhas de má qualidade pode deixar a pele sensibilizada e formar linhas finas, estimulando o envelhecimento e o ressecamento da pele. Se você não tiver outra toalha, tente dar batidinhas de leve com a toalha no rosto e, antes que ele esteja seco, você pode aplicar tratamentos hidratantes, que serão absorvidos de forma mais eficaz com a pele úmida.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. joceane disse:

    Minha pele e mto oliosa e com acne o q devo fazer pra eliminar obrigada

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Joceane,
      É importante que você procure e converse com um dermatologista, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Abraços!