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Os beneficios do treino de bicicleta

Conheça os principais benefícios da bicicleta ergométrica.

Os treinos de bicicleta ergométrica estão cada vez mais comuns nas academias e não é à toa, pois esse exercício traz diversos benefícios para o corpo. O fato de não provocar nenhum impacto nas articulações torna o treino de bike um grande aliado para quem tem a intenção de emagrecer, por exemplo. Os treinos de bicicleta ergométrica já são modalidades vastamente praticadas, dentro das academias e também ao ar livre. Eles são considerados mágicos para quem busca pernas perfeitas, uma vez que, além de ajudar a reduzir medidas, conseguem desenhar os músculos das regiões da coxa, glúteos e quadríceps.

Quais são seus benefícios?

Os treinos de bike não são só divertidos, mas podem ser perfeitos para quem tem a imunidade baixa e quer fortalecer seu sistema imune ou dar uma melhorada na saúde em geral. Quem quer manter o corpo em forma pode se beneficiar com as pedaladas de uma bike ergométrica. Estudos comprovaram ainda que pedalar em um ritmo moderado por cerca de 30 minutos pode mandar para os ares mais de 250 calorias. Isso varia de acordo com a intensidade, peso, condição e metabolismo de cada pessoa.

Além do benefício primário, que é emagrecer, existem muitos outros:

1. Não sobrecarrega o corpo

As atividades aeróbicas, em geral, podem ser bastante difíceis e prejudicar as articulações com o tempo devido ao impacto dos exercícios. No caso dos treinos de bike, isso não acontece. Eles permitem que você desafie seu coração sem que haja tensão sobre as articulações. A bicicleta também pode reduzir o estresse das costas, tornozelos e joelhos, por exemplo, diminuindo o risco de possíveis lesões.

2. Melhora o sistema cardiovascular

Os exercícios de bicicleta ergométrica são extremamente saudáveis para quem quer melhorar a performance do coração e da circulação em geral. Eles podem ajudar a diminuir a pressão arterial e controlar a taxa de glicose no sangue, além de prevenir ataques cardíacos. Pedalando com regularidade e moderação você vai poder ajudar seu coração a tornar-se mais potente no transporte de sangue.

3. Fortalece as pernas

As bicicletas também são ótimas para quem quer fortalecer as pernas e deixá-las com aspecto mais torneado. Isso porque esse tipo de exercício enrijece os músculos, que são trabalhados simultaneamente durante as pedaladas. Para manter a evolução gradual dos músculos você precisará aumentar a tensão sobre os membros inferiores, elevando o grau de dificuldade do exercício e hipertrofiando os músculos.

4. Monitora seu progresso

Apesar de alguns modelos não oferecerem essas funções, existem bicicletas que possibilitam o monitoramento dos exercícios. A máquina é capaz de fazer o monitoramento da pressão arterial e da frequência cardíaca durante cada pedalada. Isso é ótimo para você que está começando e quer ter um maior controle sobre seu progresso ou descobrir seus reais limites. Modelos mais avançados também já contam com outros tipos de monitores e dispositivos que mostram a queima calórica, por exemplo.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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  1. Clairdelune Maria Soares de Farias

    Já faço RPM na Academia duas vezes por semana e outras atividades aeróbicas nos outros dias. Será que duas vezes por semana já é o recomendável para mim que frequento a Academia de segunda a sexta-feira? Tbm pratico a parte de musculação. Agradecida.

    responder

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