Os benefícios do pilates

Além de contribuir com todos os músculos do corpo, essa atividade física também melhora a saúde mental

Não é todo mundo que gosta de se dedicar à academia para fazer exercícios aeróbicos ou musculação. Há pessoas que preferem uma única atividade física que seja capaz de movimentar todas as partes do corpo para ficar com tudo nos conformes e, o mais incrível, que seja o suficiente para mantê-lo longe das gordurinhas localizadas. Hoje em dia, é comum ver a mulherada dedicada às artes marciais, mas há outras que não abrem mão do pilates, que traz benefícios não só musculares, como também para a saúde mental.

Além de propiciar a boa forma, o pilates também é bastante popular entre as pessoas que precisam se reabilitar por causa de lesões, traumas e até mesmo cirurgias que envolvem a coordenação motora, detalhe que foi a base da sua criação. Independente da necessidade, a prática desta atividade proporciona músculos fortes e flexíveis, por fortalecê-los e alongá-los, sem contar a mobilidade das articulações. Outro benefício é o alinhamento da postura.

Para os leigos, existem três formas de praticar pilates:

Mat Pilates: se refere aos exercícios de baixo impacto, feito individualmente, com o uso de acessórios tais como as populares bolas, halteres, faixas elásticas, etc.

Studio Pilates: realizado com o auxílio de aparelhos com foco mais técnico;

Pilates Clínico: focado em tratamentos médicos, como a correção da coluna vertebral e lesões.

O segredo do pilates está na força imposta a cada movimento. Os exercícios são executados de maneira eficaz, com poucas repetições. Por trazer resultados mais rápidos e duradouros, as mulheres acabaram por pular os levantamentos de peso pelo simples fato dessa atividade física possuir um grande repertório de exercícios que impede a monotonia. Para quem deseja aquela barriga chapada, por exemplo, pode recorrer ao pilates também.

Posso fazer musculação junto com o pilates?

Não há uma proibição quanto a isso, mas a dica é não fazer as duas atividades físicas no mesmo dia. Além de te levar a exaustão, os músculos não terão aquela pausa necessária que ajuda o corpo a ficar em boa forma. Se você só quer fazer pilates, as vantagens perante a musculação é que ele trabalha todos os músculos de uma vez só.

Mulheres e homens podem recorrer ao pilates, até mesmo crianças a partir dos 12 anos. Contudo, não se esqueça de consultar um médico antes de iniciar a prática para evitar futuras lesões.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Eliane disse:

    Faço Pilates 2 vezespor semana depois de ter submetido a uma abdominoplastia .Gostaria de sabe se é suficiente pra deixar a barriga bem sequinha

    • Luciana Pepino disse:

      Eliane,
      A melhor pessoa para te ajudar é um orientador físico, junto de uma nutricionista que, após avaliá-la, vão sugerir a melhor dieta e exercícios para que você continue com o corpo em forma.
      Beijos

  2. elda santos disse:

    muito bom mais ainda e muito caro nas academias nem todo mundo tem comdiçoes de paga sou louca pra pratica mais…….. complicado gostei muito da materia aquele abraço