11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os benefícios do Mel

Conheça os principais benefícios do mel.

Quem não gosta de comer mel? Além de ser para lá de saboroso, o mel é um alimento versátil e pode ser consumido de várias formas. Seu consumo ajuda a fortalecer nosso sistema imune, melhorar a capacidade digestiva e aliviar a prisão de ventre, entre outras coisas. O mel também é considerado um poderoso anti-séptico, anti-reumático, antioxidante, digestivo, expectorante e diurético, além de sevir como calmante.
Uma característica interessante do mel é que ele é o único alimento que é naturalmente doce e, ao mesmo tempo, contém proteínas e uma série de sais minerais, como magnésio e potássio, que são importantes para a manutenção de nossa saúde, além de cálcio e fósforo. É vastamente usado no preparo de pratos, molhos e bebidas, sendo um ótimo substituto do açúcar. Vale lembrar que o mel não é muito aconselhável para crianças de até 3 anos de idade, pelo fato do intestino dos pequenos ainda ser imaturo e ser incapaz de impedir a entrada de micro-organismos que estão presentes no mel e que podem contaminar seu organismo. Em termos de calorias, o mel também deve ser consumido com moderação por quem não quer engordar e não deve ser consumido por diabéticos. Ele apresenta quase a mesma caloria que o açúcar branco, isto é, a cada colher de sopa o mel tem, em média, entre 50 e 60 calorias.

Veja a seguir os principais benefícios do mel:

Fornece energia

O mel é mundialmente conhecido por fornecer mais energia, já que trata-se de um alimento com alto teor de glicose, o que ajuda a manter os minerais em nosso organismo. O que acontece é que a glicose do mel é absorvida com mais rapidez pelo corpo, diferentemente da frutose, que tem processo de absorção mais lento. Por isso, ele é o queridinho de muitos atletas e, inclusive, é ótimo para ser consumido pouco antes das atividades físicas, uma vez que ajuda a acelerar o metabolismo e reduzir o tempo de recuperação.

Reduz risco de problemas no coração

O mel é excelente em antioxidantes e flavonoides, substâncias que ajudam a reduzir a taxa de oxidação do colesterol LDL, ajudando, com isso, a reduzir a formação de placas em nossas artérias. Além disso, reduz as proteínas C-reativa, que contribuem para a incidência de problemas ligados ao nosso coração.

Melhora a pele

Você com certeza já ouviu falar sobre as máscaras a base de mel, certo? O mel traz muitos benefícios para a pele, agindo como um verdadeiro hidratante natural, que, além de tratar o aspecto da pele, ajuda a prevenir seu ressecamento. Como ele tem propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas, o mel consegue afastar manchas e as temidas acnes. Trata ainda cortes e queimaduras, graças ao seu peróxido de hidrogênio, que é capaz de diminuir os pigmentos, manchas, queimaduras de sol e marcas da pele.

Previne o câncer

O mel é extremamente rico em antioxidantes que são poderosos combatentes contra o câncer. Isso porque os antioxidantes ajudam a reduzir o metabolismo das células cancerosas no organismo, diminuindo as chances de ocorrência da doença. Os polifenóis, por exemplo, ajudam a proteger nossas células contra os radicais livres. Esse efeito pode ser potencializado com a adição de canela.

Melhora a saúde do intestino

O mel é um ótimo remédio para quem tem problemas de intestino, pois ajuda o intestino em sua movimentação, o que é excelente para quem sofre de complicações como a prisão de ventre. Com isso, ajuda na má digestão, além de tratar úlceras gástricas e outros distúrbios gastrointestinais.

Ajuda a curar tosse e infecções de garganta

O mel é mundialmente conhecido por suas propriedades anti-microbianas e é por isso que a maioria dos remédios caseiros ou mesmo industrializados para tosse e infecções de garganta apresenta esse ingrediente. O consumo de mel reduz as chances de infecção de garganta e, para quem já está sofrendo com ela, ajuda a combater a inflamação. Quando preparado com limão, é ótimo para dores de garganta, tosses, gripes e resfriados em geral, ajudando a inibir uma série de infecções alérgicas e aumentando a proteção imune. Suas propriedades antibióticas e anti-sépticas também tratam asma e bronquite.

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Edivana disse:

    Tenho 35 anos e estou com um pouco de flacidez no rosto como eliminar

  2. Edivana disse:

    Tenho algumas manchas no rosto como fazer para tirar

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Edivana!
      Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.