Os benefícios da corrida

Correr dá aquela sensação de liberdade e de estar fora dos limites. Seja ao ar livre ou na esteira, a prática desse exercício físico garante uma ótima queima de calorias e proporciona a saúde do corpo. Se render a essa atividade vai muito além da busca pela boa forma, pois os benefícios são tantos que até inclui a melhora da concentração e das funções cognitivas. Sem contar aquela sensação incrível de bem-estar causada pelos esforços dispensados, nem que seja em 30 minutos de corrida.

Ao lado da caminhada, a corrida é um dos exercícios físicos mais recomendados pelos médicos, independente dos objetivos que o praticante deseja atingir, desde a perda de peso ou o alívio das tensões acarretadas pelo estresse. Para praticá-la com segurança, faça um check-up para ver se tudo está nos conformes. Assim, você evita sustos! Essa atitude é válida para qualquer pessoa, pois cada uma tem seu ritmo e é preciso ter a supervisão de um profissional antes de correr a mil por hora na academia ou no bairro.

Quem está acima do peso, fuma ou possui algum problema respiratório, correr não é proibido. O processo será lento, claro, para não sobrecarregar o corpo. Por isso, é provável que seja indicado uma caminhada de 40 minutos ou menos para que você se adapte a uma atividade física para depois investir na corrida. Com o corpo e a respiração acostumados, o praticante terá mais fôlego e energia para correr com maior velocidade. Aumentar a carga desse exercício físico é um processo gradativo, então, não tenha pressa.

É válido lembrar que o metabolismo varia de pessoa para pessoa. Se o objetivo é perder peso, não adianta sair desesperado e correr uma hora por dia para queimar as gordurinhas o mais rápido possível. Como qualquer prática esportiva, a corrida também requer disciplina para que o corpo fique saudável. Correr fará com que a gordura seja substituída por músculos e, aos poucos, será notada a perda de medidas e a tonificação de pernas, glúteos e barriga. Além disso, esse exercício contribui para a melhora do coração e do fluxo sanguíneo.

A corrida traz uma melhora notável na autoestima, graças aquela sensação de missão cumprida por causa dos esforços realizados. Aliada à caminhada, a perda é, em média, de mais de 500 calorias. Bacana, né? Mesmo que seu foco seja só a perda de peso, correr fará com que o sistema imunológico fique mais forte, diminuirá a ansiedade e melhorará o sono. Para aqueles que preferem praticá-la ao ar livre, não se esqueça do protetor solar. Use bonés e óculos escuros com proteção UVB também.

E a dica de sempre: mantenha uma alimentação equilibrada e não se esqueça da garrafa de água.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. francisca ericelia disse:

    Obrigada Dra, adorei todas as suas enformações.

    • Luciana Pepino disse:

      Que bom que você está gostando do nosso blog, Francisca. Fazemos todos os posts com muito carinho especialmente para vocês. Um beijão!

  2. silvia disse:

    Obrigada Dra. adorei as informações contidas no seu face, muito esclarecedor.