11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Óleos essenciais para cabelos

Saiba como deixar os cabelos mais luminosos com óleos

Ter um cabelo sedoso, brilhante e luminoso está na meta de qualquer mulher que passa pela face da Terra. O mais difícil não é conseguir esse aspecto, mas sim manter esse efeito por mais tempo, sem perder horas no salão de beleza. Uma das tendências que mais estão fazendo a cabeça – literalmente – das mulheres nos últimos anos são os óleos essenciais. Desde que esses produtos adentraram no mercado e começaram a fazer parte de todo salão de beleza que se preze, as mulheres encontraram a solução para os seus problemas. Óleos essenciais como o de argan, coco e abacate costumam nutrir os fios e de quebra dar uma aparência mais lisa e brilhante.

O óleo de argan é o primeiro da lista e hoje em dia é amplamente utilizado por famosas como a apresentadora Adriane Galisteu e a atriz Penélope Cruz que possuem cabelos lindos e fortificados. O ativo se tornou tão famoso por ser rico em ácidos graxos (oleico e linoleico) e também vitamina E. Esses componentes tem a função de repor a proteína capilar, deixar a fibra mais solta e o fio mais macio. A vitamina E, por ser antioxidante retarda o envelhecimento dos fios causado pelo sol, vento, poluição e outros fatores externos. O resultado satisfaz qualquer mulher, pois evita o frizz e as pontas duplas. O produto, na sua aplicação, pode ser usada na pré-lavagem e inclusive finalização como reparador de pontas ou leave-in antes da secagem. Pode ser usada uma colher antes de aplicar o xampu, massageando cuidadosamente as mechas e deixar por uma hora antes de enxaguar.

O óleo de coco é usado pela top Yasmin Brunet que gosta tanto do produto que o aplica não só no cabelo, mas também no rosto para manter a pele sempre jovem. Também é rico em ácidos graxos e vitamina E, com os mesmos benefícios presentes no óleo de argan. Reconstrói os fios danificados pelo secador, chapinha e traz maciez. Assim o óleo de coco aumenta a resistência do cabelo, evitando queda. Uma receita básica é fazer uma mistura (no liquidificador) de quatro gotas de óleo de coco com a água e a polpa de um coco verde e aplicar em todos os fios após usar o xampu antirresíduo. Depois basta deixar por meia hora e depois lavar com bastante água.

Já o óleo de abacate é disseminado nos tempos da vovó e realmente funciona. O abacate é rico em ômega 3, ácido linoleico, ácidos graxos e elementos antioxidantes. Cabelos prejudicados e sem vida tendem a ganhar uma nutrição muito profunda com esse óleo, pois ele costuma penetrar nos fios de maneira que outros óleos não penetram. Para aplicar basta misturar com a máscara e deixar por meia hora com uma touca, depois lave com água em abundância e finalize com os procedimentos de costume. Outra maneira é aplicar o óleo puro, neste caso, deve-se deixar de 45 min a uma hora para obter o resultado desejado.

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).