Óleo de coco para hidratar o cabelo

Conheça a hidratação à base de óleo de coco e seus benefícios.

Como o nome já diz, o óleo de coco tem sua origem na polpa (parte branca) dos deliciosos cocos (nucífera L.) e também é conhecido em algumas regiões do Brasil como manteiga ou azeite de coco. O óleo de coco também é um óleo vegetal e 90% de sua composição é de gordura saturada. Ele já é vastamente conhecido na cozinha pela seguinte vantagem: ele não se deteriora nem concentra gordura trans quando submetido a altas temperaturas, diferentemente do que acontece com outros tipos de óleos (azeite, canola, soja e girassol, por exemplo). O que muitos ainda não sabem é que o óleo de coco também é fortemente eficaz para tratar a saúde dos cabelos. A hidratação com óleo de coco deixa os cabelos mais fortes, brilhosos e saudáveis, sendo recomendável para quem vive na correria e não tem tempo para ir ao salão ou quem simplesmente prefere tratamentos naturais. O óleo de coco pode ser um grande aliado na hidratação capilar, uma vez que consegue revitalizar os cabelos de forma natural e 100% efetiva. Basta começar o tratamento e na primeira semana já é possível ver os primeiros resultados.

Principais benefícios da hidratação

O óleo de coco é rico em vitaminas E e K. Possui também ácidos graxos e consegue penetrar nos fios de forma profunda, reduzindo o frizz e combatendo as pontas duplas. Além disso, o óleo de coco também promove a reestruturação capilar, uma vez que atua na eliminação do ressecamento dos cabelos e deixa-os muito mais brilhosos e macios.

Aplicando o hidratante caseiro

Deve-se passar óleo de coco nos fios, tomando cuidado para não atingir a raiz do cabelo e deixá-la sobrecarregada de óleo. Se você tem caspas recorrentes, entretanto, o óleo de coco poderá ajudar a tratá-las. Nesse caso, é só aplicar um pouco do óleo no couro cabeludo e massagear levemente a cabeça, lavando-a com shampoo posteriormente. Outra forma de aplicar o produto é colocar um pouco do óleo em um micro-ondas e passá-lo nos cabelos, alternando as mechas. Depois disso, proteja o cabelo com a ajuda de uma touca e deixe o produto agir por até 2 horas. Em seguida, lave os cabelos com shampoo e condicionador. Se você já faz hidratações regulares nos cabelos, você pode começar a adicionar um pouco de óleo de coco – algumas gotas – na máscara de uso normal a fim de potencializar ainda mais os efeitos. A hidratação deve ser feita quinzenalmente ou, se seus cabelos estiverem secos, uma vez por semana. O óleo de coco mais indicado é sua versão extra virgem, que pode ser encontrada em farmácias ou lojas de cosméticos.

São muitas as opções existentes no mercado e a maioria delas é bastante eficiente, especialmente se tratando de cabelos mais quebradiços e ressecados, ou aqueles que são regularmente submetidos a poluição, agentes nocivos, exposição excessiva ao sol e uso constantes de chapinhas, secadores ou processos químicos desgastantes.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp