11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os óculos ideais para você

Existem também alguns pontos para se levar em consideração para escolher a armação que além de agradar vai casar com o seu estilo, afinal, os óculos serão usados quase o tempo todo e eles não devem ser cafonas nem bregas.
Muita gente escolhe os óculos de maneira errada, mas não tem muito segredo. Basta ficar atento ao formato do rosto, ao tipo de armação, ao estilo e as cores que mais agradam. A escolha deve ser feita com cuidado, começando pela pupila, que deve estar centralizada na altura da armação, como um alvo. O apoio que fica em cima do nariz tem que ser confortável, sem a possibilidade de marcar a pele e quanto maior for o apoio, melhor será a divisão do peso. A armação tem que sobrepor a parte inferior aos olhos, assim pode disfarçar as olheiras.
Também é importante levar em consideração o formato do rosto. Quem tem a face mais quadrada pode apostar em óculos arredondados ou em formato oval, assim haverá mais harmonia. Evite os modelos angulares. Para rostos redondos, o ideal é óculos com formatos arredondados ou retangulares. Outro tipo de rosto, o triangular, fica bem com armações ovaladas, mistas ou do tipo aviador, que estão sempre em evidência e casa bem com vários estilos. Já quem tem rosto oval tem um leque maior de opções, podendo usar sem medo, armações arredondadas ou retangulares. O tamanho do rosto também deve ser levado em consideração, dessa forma, quem possui rosto pequeno pode abusar das armações maiores. Já quem tem um rosto maior deve optar por óculos menores, buscando sempre a harmonia.
Explorar as diferentes cores é interessante, podendo inclusive combinar a cor dar armação com a roupa. Se você estiver antenado com o mundo da moda, não tem problema, pode levar em consideração quais as tendências, contudo tenha bom senso. Alguns modelos não funcionam bem para certos tipos de estilos, por exemplo: quem tem um estilo mais sério pode não combinar com armações mais esportivas. O ideal nesses casos é uma armação mais redonda, estilo vintage, que apresentam um bom encaixe e está super na moda.
Por fim, leve em consideração o formato das sobrancelhas, que nunca devem ficar dentro dos óculos e sim acompanhando a armação. A melhor forma é delinear a sobrancelha, não deixando espaço entre ela e os óculos.

Para ajudar na escolha converse com o seu oftalmologista, que além de determinar qual o grau mais adequado também auxiliará na escolha das lentes. Algumas pessoas devem realizar consultas periódicas conforme a necessidade que possui e por essa razão também é importante fazer exames quando necessário. Procure ainda uma ótica de sua confiança, pois óculos é coisa séria.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).