Menu

O que fazer para ter a unhas grandes e fortes?

Veja dicas de como garantir unhas grandes e fortes.

A unha é um dos principais zelos da mulher moderna. Que mulher não gosta de fazer as unhas para combinar com o modelito ideal? É muito difícil encontrar mulheres que não gostem do esmalte e de unhas mais longas, que enaltecem ainda mais sua beleza e já se integraram no look do dia a dia. O fato é que, apesar de tanto apreço pela beleza das unhas, muitas mulheres acabam se esquecendo da saúde delas, não tomando os devidos cuidados e, com isso, fazendo com que elas percam sua vitalidade. Quer saber como evitar isso? Veja abaixo uma lista com alternativas para ter unhas maiores e mais resistentes!

Alimente-se melhor
Essa é uma das primeiras dicas pelo simples fato de que tudo o que ingerimos irá refletir em nosso corpo. Uma alimentação saudável que forneça os nutrientes necessários para nosso organismo também irá influenciar na saúde das unhas, tornando-as mais longas e fortes de forma natural. A alimentação adequada ajuda a evitar o enfraquecimento das unhas, deixando-as mais resistentes.

Evite retirar a cutícula
A cutícula é uma proteção natural de nossa pele e nasceu ao redor de nossas unhas porque tem a função de proteger a pele de possíveis invasores como bactérias e fungos, por exemplo. A cutícula irá proteger as unhas de qualquer malefício. Então, se sua unha anda fraca, pare de tirar cutícula por um tempo!

Deixe suas unhas respirarem
Vai para a manicure em breve? Então, no dia anterior, retire todo o esmalte, pois dessa forma você vai poder enxergar quaisquer manchas ou micoses que sua unha possa apresentar. É muito comum as mulheres pintarem um esmalte sobre outro e quando finalmente o tiram, encontram manchas, micoses ou unhas totalmente amareladas e desgastadas. Deixar que as unhas descansem por um ou dois das é uma boa tática, já que o uso excessivo de esmaltes pode acabar enfraquecendo-as.

Evite usar acetona
Na hora de remover os esmaltes, muita gente prefere a tradicional acetona por falta de conhecimento. Porém, hoje em dia, já existem os removedores de esmalte. A acetona contém substâncias fortes que deixam as unhas mais enfraquecidas, opacas e quebradiças. Então, da pr

Use base antes do esmalte
Essa é uma ótima dica para quem quer manter as unhas mais fortes. A base irá servir como uma proteção a mais e não deixará que a química forte dos esmaltes penetrem nas unhas. Aliás, se estiver disponível uma base mais fortalecida com vitaminas diversas – principalmente a E – suas unhas irão agradecer!

Use luvas e não roa unhas!
Seja na hora de faxinar a casa ou mexer com produtos que tenham uma química mais forte, o uso de luvas é obrigatório. Assim, você não compromete a saúde das unhas e pode fazer suas tarefas normalmente. Roer as unhas também é um fator que contribui para o desequilíbrio das unhas. Essa mania feia provoca traumas e compromete todo o crescimento das unhas. Aliás, deixe esse hábito para trás!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).