Você sabe o que engorda e o que emagrece?

o que engorda e o que emagrece

Pontuamos para você mitos e verdades que poderão ajudar no seu projeto verão

Em época de verão, ainda há dúvidas quanto aos alimentos que engordam e que emagrecem, especialmente quando chega a hora de fazer uma dieta. Independente dos motivos de se optar pelo emagrecimento, há algumas pessoas que não conseguem perder peso por um problema de saúde ou porque consomem em excesso alimentos que necessitam ser cortados do cardápio. Para quem está acostumado com pratos cheios de guloseimas, a dificuldade é maior, mas dá para queimar calorias em qualquer estação do ano, basta ter força de vontade.

Comer durante a noite ainda é um pesadelo para muitas pessoas, pois ainda prevalece o mito de que ingerir qualquer alimento nesse horário engorda. Ganhar algumas calorias acontece em qualquer momento do dia, algo mais preocupante para quem não faz nenhuma atividade física. Claro que no período noturno o metabolismo está em baixa, o que impede a queima de calorias de maneira mais rápida, mas a dica é comer pouco e jamais deitar de barriga vazia.

O que de fato não engorda?

Muitas pessoas acham que anticoncepcional engorda, um comentário bastante frequente, pois a fórmula do medicamento dá a sensação de inchaço e isso aparenta ganho de peso. Na verdade, era um impasse referente à retenção de líquido e não ao ganho de peso propriamente dito.

Outro mito que muitos ainda caem é acreditar que ingerir líquidos durante a refeição engorda, mas, na verdade, há uma dilatação do estômago, o que traz a sensação de saciedade antes da hora. Há quem tome água com gás por acreditar que ajuda a empurrar a comida, mas isso pode prejudicar o processo digestivo.

Fazer exercícios em jejum também não emagrece. Ao fazer isso, você pode passar mal por causa de fraquezas e de tonturas. É importante consumir carboidratos, pois eles dão energia para a prática de atividade física e as calorias são mandadas embora ao suar a camisa.

Os alimentos termogênicos têm sido uma opção bem popular para aqueles que querem perder peso. Aqueles que são diuréticos não emagrecem, pois acarretam na perda de líquido e traz quadros de desidratação. Quanto ao cardápio termogênico, há muitas opções que ajudam a ativar o metabolismo para queimar as calorias extras. Porém, é preciso de moderação.

O segredo é moderar o que se põe no prato, mas sem se privar demais de outros sabores que tornam a vida mais feliz.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. SANDRA ELI MELO ALMEIDA PALDINI disse:

    BOM DIA TD BEM .EU GOSTARIA DE FAZER CIRUGIA DIMINUIR SEIOS E COLOCAR SILICONE E FAZER LIPO NOS BRAÇOS POIS TENHO BRAÇO GORDO E NÃO CONSIGO USAR BLUSA SEM MANGA ,MEU MARIDO VIVE FALANDO QUE EU SOU BONITA MAS O QUE ESTRAGA SÃO OS MEUS BRAÇOS ,E SE VCS FAZEM PARCELAS .ESPERO SUA RESPOSTAS SEM MAIS OBRIGADO,

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Sandra, como vai?

      Fazemos todos esses procedimentos aqui na clínica, sim. E trabalhamos com parcelamento também. Se desejar, pode agendar uma consulta conosco. Será um prazer recebê-la em nossa clínica. Você encontra nossos telefones e endereço neste link: http://goo.gl/eqc7rp

      Grande beijo!