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O bem-estar no verão

Junto com o verão, vem aquela sensação de alegria. As ruas são dominadas por muitas cores e as pessoas não hesitam em se vestir de maneira mais confortável para curtir o dia, seja a trabalho ou por diversão. O clima é tão bom que nos faz ficar distraídos com detalhes de prevenção à saúde nessa época. Um exemplo é o uso do protetor solar. Aposto que sempre há um descuido rotineiro, né?

A pele, especialmente a clara, é a que mais sofre na temporada de calor. As mulheres que almejam aquele lindo bronzeado não podem se descuidar também. O que muita gente esquece é que os raios ultravioletas estão cada vez mais agressivos atualmente e quem sofre em grande maioria com esse impasse são as pessoas com a pele clara, com sardas e com olhos claros. A dica geral é investir em roupas de algodão, pois ela absorve a radiação e ajuda a não queimar a pele, sem contar o protetor solar.

Portanto, nunca deixe fora da bolsa o protetor solar.  Todo o cuidado é pouco quando se trata de doenças de pele. Não acredite no mito de usá-lo apenas uma vez durante o dia, pois o produto tem que ser reaplicado a cada duas horas. Ao comprá-lo, leve em conta o tipo de pele para não errar no Fator de Proteção Solar (FPS). Aqueles com a numeração entre 15 a 20 podem ser usados no dia a dia, e os de 35 para cima são mais ideais se você for curtir uma piscina ou uma praia, pois a exposição ao sol é um pouco mais longa.

É bem comum dar uma deslizada no que se refere a alimentação. Na beira da piscina, aproveitando um belo dia de sol, fica difícil se mover para comer algo saudável. Umas frutinhas sempre é uma boa pedida assim como os legumes por possuírem alta concentração de fibras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes que o organismo necessita para funcionar bem. Isso evita que você fique doente na temporada de calor. O peixe ganha destaque no verão e é bom fugir da versão frita ou a milanesa.

Na cidade, pode bater aquela fominha e, estando longe de casa, as opções sempre diminuem. Opte pelos sanduíches naturais e fique atenta na hora da escolha, pois eles podem vir com maionese. Escolha aqueles que têm verduras, tomate, cenoura, peito de peru, queijo branco, frango ou atum. Se você tem noção que terá um dia agitado, faça o lanche em casa com pão integral, pois você saberá a procedência do alimento e fará do jeito que gosta.

Outras dicas simples é fugir dos banhos muito quentes e usar cremes a base de ureia, lactato de amônia ou que contenham vitamina E ou ceramidas. Lembre-se de carregar sempre os óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas, UVA e UVB, pois previnem a catarata e bloqueiam a radiação que é lesiva à córnea. Invista também em um protetor labial com FPS e não se exponha ao sol às 10h da manhã e 16h da tarde. E beba muita água e muitos sucos!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).