Nódulo na tireoide: fique de olho!

tireoide

Saiba como ele aparece e as medidas para tratá-lo

Localizada na região do pescoço, a tireoide é uma glândula responsável por produzir hormônios que são fundamentais ao organismo.

Em algumas situações, especialmente durante exames de rotina, podemos identificar o que chamamos de nódulos tireoidianos. Normalmente, eles  precisam de avaliação e de acompanhamento de especialistas (endocrinologistas). Na realidade, é comum detectar um nódulo na tireoide. Segundo estimativas, cerca de 7% das pessoas possuem algum que seja  palpável na região.

Quem tem mais predisposição a ter nódulos tireoidianos? Idosos, as mulheres e os pacientes com hipotiroidismo (quando a tireoide não “funciona” direito, principalmente por uma causa que chamamos de “tiroidite de Hashimoto”).

É importante lembrar que o nódulo não compromete o funcionamento da tireoide. Ainda que pessoas com hipotiroidismo tenham maior chance de desenvolvê-lo, a maioria tem função da tireoide normal. A punção se dá de acordo com algumas diretrizes internacionais e nacionais (SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) que indicam se o nódulo precisa ou não do procedimento.

Apesar de a menor parte dos nódulos (5-10%) ser por neoplasia (câncer de tireoide), a avaliação e o seguimento especializado são fundamentais, com acompanhamento semestral ou anual, e realização de imagem.

Dra Claudia Chang
Doutora (pHD) em Endocrinologia e Metabologia pela USP
Coordenadora e Professora de Pós-Graduação em Endocrinologia do ISMD (CRM 110155)

 [social-bio]

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).