11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Use batom nude

Siga essas dicas e realce sua beleza natural com o batom nude a qualquer hora do dia!

Ele é perfeito em qualquer ocasião: durante o dia é discreto e à noite realça a maquiagem dos olhos. A maquiagem nude é uma tendência que só ganha força com o passar dos anos, e o batom nude é um dos carros-chefes dessa moda que não deve ir embora tão cedo. Mas quem pensa que é só pegar qualquer “cor de boca” e sair aplicando muito se engana, para fazer um efeito realmente especial o batom nude também tem seus segredinhos, como escolher o tom certo de acordo com a pele, por exemplo. Afinal, a ideia é reforçar a beleza natural e não fazer de conta que não está maquiada. Por isso há vários tons de nude, da mesma forma que há vários tons de pele. Quando ele está no tom certo ele faz os lábios parecerem maiores e mais volumosos – e saber aproveitar esse efeito é o grande pulo da gata.

O primeiro passo é descobrir exatamente qual é o seu tom de pele. Para isso vá munida de paciência e faça na base da experimentação mesmo, até encontrar o mais parecido. A dica é fugir dos que têm efeito mate, que deixam a aparência mais pálida. Já os que têm um pouco de brilho e são levemente rosados tendem a dar um aspecto mais saudável ao make. De qualquer forma, testar o produto é essencial, mesmo que não seja na boca. Você pode passá-lo no pulso, logo abaixo da palma da mão, onde a tonalidade da pele é mais parecida com a do rosto. Mas não esqueça que o batom nude para uma pele mais escura pode ficar estranho em quem tem pele mais clara, e o inverso também, claro, por isso não se guie pela compra daquela colega de trabalho. E não esqueça de experimentar sempre sob a luz natural para não ter surpresas na hora de sair ao sol.

De um modo geral, a pele morena cai bem com nudes de tons mais fechados, como os com tonalidade marrom, pêssego, dourado ou terracota. As negras, por outro lado, ficam lindas com batom nude que puxe para o dourado, iluminando a pele do rosto de uma forma muito natural. Também ficam bem com tons de café, marrom e caramelo, já tons claros e brilhantes não terão o efeito apropriado. Para quem tem pele bem clara e rosada, o ideal é o nude com tons de pêssego ou com pigmentos rosados, mas também ficam bem com os puxados com tons terrosos, pastel e brilhantes. Já as mulheres de pele amarelada, como as orientais, devem escolher tons com fundo bege e pigmentos amarelados, amarronzados ou também em tons de pêssego e os levemente rosados.

Mas se o que você procura é fazer aquele efeito de boca apagada, então os tons mate são os ideais, mas uma dica é usar o próprio corretivo ou base para criar o efeito. Para a noite o ideal é chamar sutilmente a atenção para a boca nude com um batom lustroso (com brilho), que contrasta suavemente o tom dos lábios e da pele. Assim, você poderá realçar os olhos o tanto que quiser sem cair na maquiagem over. Você pode ter vários tons de batons nude em casa, para usar de dia ou à noite, em qualquer ocasião, mas lembre-se dessas dicas e, principalmente, teste bem antes de fazer a compra. Assim você estará naturalmente linda a qualquer hora do dia.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).