Moda masculina: Botas esportivas e casuais

Elas chegaram para ficar, então aproveite: veja como usar as botas esportivas e casuais no trabalho ou nas horas de lazer.

Se você ainda é daqueles que associam as botas ao frio e à chuva pode começar a rever seus conceitos. As botas esportivas e casuais já se consagraram na moda masculina em qualquer época do ano, emprestando muita personalidade e charme ao visual. Claro, aí vale o bom senso para deixar os modelos mais pesados realmente para a estação mais fria do ano ou para dias molhados, mas a verdade é que você pode encontrar tipos de botas masculinas que se adaptam a vários estilos e situações. A verdade é que elas agregam valor ao look e transforma as produções com muito bom gosto. E conforme o mercado da moda masculina evolui, evolui também o design dessas peças, cada vez mais confortáveis.

As botas casuais são mais leves, normalmente impermeáveis e perfeitas para os meses de calor, que também é, tradicionalmente, a estação das chuvas. O solado esportivo é mais flexível e o shape tende a aproximá-las do sapatênis, com uma personalidade jovem-chique que na verdade cai bem em qualquer idade. Como são mais despojadas, elas ficam bem também com bermudas, mas arrasam com calças jeans, dando muito estilo ao visual. Como a tecnologia anda de mãos dadas com o mercado da moda masculina, elas têm sido produzidas em materiais bem maleáveis, fresquinhos e resistentes, tornando-se uma opção bastante comum nas ruas pelo pessoal mais descolado.

Apesar de terem passado por altos e baixos na moda masculina, as botas esportivas e casuais estão, literalmente, causando com seus modelos para lá de especiais. A proximidade de estilo com os sapatênis, só que com o cano ligeiramente mais alto, permite uma combinação de cores flexível, com modelos que misturam tonalidades bastante interessantes. Se a ideia é variar nas cores, uma dica é optar por tons terrosos, como bege com detalhes em marrom e verde, por exemplo. Assim você estará escolhendo um padrão que poderá ser usado tanto no trabalho quanto na vida social, de modo despojado mas sem exageros. Para o dia a dia informal ou as horas de lazer, a dica é usá-las com jeans tradicionais ou coloridos de boca justa e camisetas, mas dobrar a barra da calça até o início do cano ou coloca-la por dentro das botas dão todo um diferencial fashion.

Quem quiser emprestar um ar ainda mais casual ao look deve escolher peças que contrastem com as botas. Um estilo alternativo é usar as botas esportivas com bermudas, dando um ar bem mais descontraído, mas não esqueça que, neste caso a meia deve ser invisível. Atenção, no entanto, aos homens com pouca estatura ou pernas muito grossas, porque essa composição tende a “achatar” a silhueta. Aí a dica é usar bermudas uns dois dedos acima dos joelhos, dando a sensação de alongamento. Como a bota esportiva vai ganhar destaque, equilibre a composição com peças básicas. Já para quem a ideia é usá-las no trabalho, a dica é apostar em um visual monocromático ou com cores sóbrias, e a calça por cima das botas. Pronto, puro estilo e personalidade sem medo de errar.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).