Menu

Conheça a Mini Abdominoplastia e Saiba Como Funciona

Saiba tudo sobre a mini abdominoplastia

A flacidez na barriga incomoda não é? A mini abdominoplastia pode ser a solução ideal para conquistar a barriga dos sonhos

Ter uma barriga lisinha e firme é o sonho de muitas pessoas, principalmente das mulheres. Quando a dieta e os exercícios físicos não dão o resultado desejado, é possível reconhecer a uma cirurgia plástica de abdômen, como a mini abdominoplastia.

Embora a abdominoplastia esteja entre as cirurgias mais pedidas nos consultórios e clínicas, nem sempre ela é realmente necessária. Dependendo do caso, a mini abdominoplastia pode oferecer resultados excelentes com uma cirurgia um pouco menor.

Vamos saber mais sobre essa cirurgia, suas indicações e quais são as diferenças em relação à cirurgia tradicional. Com a Abdominoplastia dê adeus a flacidez!

Mini abdominoplastia: para que serve?

Essa cirurgia plástica, assim como a abdominoplastia, serve para retirar o excesso de pele que se acumula no chamado “pé da barriga”, ou seja, a parte inferior do abdômen. Dessa forma, ela é indicada para quem apresenta flacidez apenas nessa região.

Uma das principais indicações da mini abdominoplastia é para mulheres que tiveram filhos e ficaram com uma flacidez de grau leve a moderado na barriga, mas não engordaram muito durante a gestação, sem ter apresentado muita distensão abdominal.

Dessa forma, na maior parte das vezes, essa cirurgia plástica é indicada para mulheres que já eram magras, engravidaram e permaneceram magras durante a gestação (ganharam até 8 kg), mas que acabaram ficando com uma certa flacidez abaixo do umbigo.

Outro caso de indicação da mini abdominoplastia é em pacientes que vão fazer uma lipoaspiração e acabam ficando com flacidez abaixo do umbigo depois da remoção da gordura dessa região.

Saiba o que é mini abdominoplastia

Para quem a mini abdominoplastia não é indicada

Como a mini abdominoplastia remove apenas um fuso de pele acima do púbis (cerca de 3 cm), ela não é indicada para pacientes com flacidez em todo o abdômen, pois ela não trata a região acima do umbigo.

Gestantes que ganharam muito peso costumam ter um grau maior de flacidez e também um afastamento maior dos músculos, de forma que a mini abdominoplastia não apresentará resultados satisfatórios.

Nesses dois casos, a melhor opção é fazer uma abdominoplastia tradicional, que remove toda a pele e gordura abaixo do umbigo, tratando a flacidez acima e abaixo dele como um todo, pois o cirurgião vai esticar toda a pele para baixo para reposicioná-la.

Como é feita a mini abdominoplastia

Embora pareça ser uma cirurgia de porte menor, a mini abdominoplastia é feita com anestesia peridural ou raqui com sedação intravenosa ou, então, com anestesia geral. Por isso, essa plástica sempre deve ser feita em ambiente hospitalar.

Em seguida, o cirurgião fará a retirada da pele em excesso localizada abaixo do umbigo (cerca de 3 cm no máximo) e a remoção da gordura dessa região. Se necessário, os músculos são amarrados na região abaixo do umbigo, o que ajuda a dar um perfil mais estético.

A mini abdominoplastia dura cerca de 2 horas, e os pacientes costumam receber alta 12 horas depois se tudo estiver correndo conforme o esperado.

Cicatriz da mini abdominoplastia

A incisão da mini abdominoplastia é feita acima do púbis, onde se costuma fazer a cesárea, se estendendo um pouco mais para as laterais. Assim, a cicatriz fica nessa região e é maior do que a da cesárea, embora seja menor do que a cicatriz da abdominoplastia tradicional.

Como essa cirurgia não inclui a remodelação do umbigo, não haverá uma cicatriz nessa região, diferente da abdominoplastia.

Assim como em qualquer cirurgia plástica, a cicatriz vai ficar mais avermelhada e mais alta a partir dos 30 dias do procedimento, ficando mais clara e com textura mais suave gradualmente. Em geral, o resultado da cicatriz deve ser avaliado somente após um ano.

Retirando a flacidez da barriga com a mini abdominoplastia

Pós-operatório e cuidados da mini abdominoplastia

A mini abdominoplastia permite que o paciente se estique logo após a cirurgia, mas é preciso observar alguns cuidados, como o uso da cinta por pelo menos 30 dias. Esse acessório é essencial para uma boa cicatrização e fixação dos tecidos em suas novas posições. Veja os tipos de abdominoplastia e cicatrizações.

Junto com a cinta, geralmente também é colocada uma espuma para proteger a pele de dobras, que poderiam se transformar em marcas permanentes. Além disso, em alguns casos pode ser necessário o uso do dreno para remover o excesso de líquidos acumulados.

Em geral, o pós-operatório não é muito doloroso, embora o paciente possa sentir alguns desconfortos. Para aliviar esse incômodo, o cirurgião vai prescrever alguns analgésicos simples.

O paciente deve evitar fazer esforço, carregar peso e praticar atividades físicas intensas nos primeiros 30 dias, retomando os exercícios de forma gradual. A alimentação será normal depois que o efeito da anestesia passar.

É importante ressaltar que o paciente deverá fazer pelo menos 10 sessões de drenagem linfática de acordo com a orientação do cirurgião plástica, pois isso ajuda a remove o excesso de líquidos e ajuda a recuperação.

Vale a pena fazer uma mini abdominoplastia?

Os resultados da mini abdominoplastia são tão bons quanto os da abdominoplastia, desde que ela seja feita dentro das indicações. Não vai adiantar fazer essa cirurgia se você tiver flacidez acima do umbigo, mas ela resolve se for apenas no “pé da barriga”.

Para ter certeza de qual é a opção mais indicada, é preciso fazer uma avaliação presencial com um cirurgião plástico devidamente habilitado. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a mini abdominoplastia e fique mais tranquila em relação a esse procedimento.

  • 50
    Shares
  1. Geniz disse:

    Gostaria de saber o valor da mini abdonimoplastia?

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Geniz! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!