Maquiagem: a prática leva à perfeição

Quem nunca errou ao tentar fazer um make sozinha? Com certeza você já deve ter reclamado quando o traço do delineador fica mais grosso que o outro, o blush ficou forte demais e o batom vermelho borrou antes mesmo que pudesse retocá-lo. Sem contar que, justamente naquele dia em que o cansaço está impregnado em cada parte do seu corpo, a briga com o espelho parece eterna, pois até o corretivo não colabora para suavizar as indesejáveis olheiras. Para te salvar, veja algumas dicas para que você faça uma maquiagem completa.

Na maioria dos casos, as mulheres recorrem ao corretivo, a base e ao pó compacto para esconder ou disfarçar as marcas e a acne na pele. Para ter uma camada de maquiagem harmoniosa, comece pelo corretivo, um tom mais claro que sua pele, e espalhe pelas espinhas, cravos e até nas olheiras. Prefira o formato bastão, pois é o mais indicado para as iniciantes e garante firmeza nas mãos, o que diminui a probabilidade de causar erros.

Logo em seguida, use em quantidades pequenas a base para que ela não fique visível na pele. Compre um tom mais claro destinado aos olhos, a testa, ao nariz e ao maxilar. O tom mais escuro, você pode utilizar nas maçãs do rosto e no pescoço. O recomendado são duas camadas de base para dar um resultado com bom acabamento. Com uma leve pincelada, aplique o pó compacto para tirar o brilho.

Há mulheres que preferem destacar os olhos a boca. Para isso, use sombra escura com o auxílio de um pincel fino e molhado, da raiz dos cílios até as pálpebras superiores. Faça o mesmo nas inferiores. Troque o artefato por um seco e aplique a mesma cor da pálpebra até o osso abaixo das sobrancelhas e dê uma esfumada. Use uma cor mais clara na parte inferior da sobrancelha. Os cílios poderosos podem ser conquistados com muitas camadas de rímel. O segredo para deixá-los exuberantes é dar uma tremidinha com o pincel para soltar os pelos.

Aplicar o delineador e o blush sempre é um dilema. Enquanto um pode se tornar um círculo vicioso de borrões, o outro pode lhe deixar com as bochechas muito coradas se errar na mão.  O aconselhável para o uso do delineador é treinar com o lápis de olho ou com a versão em caneta ou pincel. Já com o blush, aplique-o da altura da orelha e leve o pincel em direção ao meio do rosto. A sugestão é usá-lo também no colo, na testa, no nariz e no queixo para dar um ar saudável, mas sem exageros.

O segredinho do menos é mais volta à tona. Se você gosta de olhos bem marcados, deixe a boca mais nude e vice-versa. Nos lábios, se você gosta do vermelhão que está super na moda, tenha um lápis labial, pois ele ajuda a fixar o batom por mais tempo e define os contornos, dando o efeito “bocão”. Antes de aplicar o batom de sua preferência sobre o contorno, deslize o cotonete na linha externa dos lábios para não ficar com a marcação muito forte.

Algodão, cotonete e esponjas são alguns itens que você pode ter sempre à mão na hora de fazer a maquiagem, seja ela completa ou não. Eles te salvarão do impasse em querer remover todo o make para fazê-lo de novo. Claro que os melhores resultados aparecerão com a prática graças às técnicas que você mesma descobrirá. Não desanime!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Vanessa araujo da silva vieira disse:

    eu gostaria de saber depois de 2 gestacoes como faco para tirar as peles abdominais,e o valor qunto custa.