Mantenha a dieta nas festas de fim do ano

Parece que, quando dezembro chega, nós nos sentimentos mais à vontade para fazer o que queremos. Seja pedir férias, arrumar um namorado ou se matricular na academia. Parece até que nosso tempo está acabando de tantos planos que começamos a traçar. Mas nada consegue vencer o desejo de perder aqueles quilinhos a mais e, sem demora, homens e mulheres iniciam o projeto verão para ficar com o corpo mais sarado. Contudo, as festas de final de ano chegam e, com elas, a comilança pede espaço.

As festividades é o momento onde reunimos a família e os amigos para fofocar e matar as saudades, mas sem comes e bebes de qualidade não tem a mesma graça, né? Se você perdeu aqueles quilinhos tão sonhados depois de semanas de dieta, saiba que tem como maneirar nos pratos apetitosos e não sentir a culpa calórica por ter se esbaldado nos doces e nos salgados. Para começo de conversa, ignore a ideia absurda de pular refeições, pois a atitude nunca sai como o esperado e você não resistirá aos pratos por sentir o dobro da fome.

A dica é: nunca vá de barriga vazia às festas. Faça um lanche antes ou almoce bem para não escorregar na dieta. Não se sinta mal por rodear o cardápio do local, pois você terá uma noção do que poderá saborear sem culpa. As confraternizações no trabalho são um exemplo que podem comprometer a dieta e o recomendado é comer antes da festa. Se estiver com a barriga vazia, você não hesitará em encher o prato com alimentos nada saudáveis, sem contar as bebidas alcoólicas que são servidas em grande quantidade.

A ceia de Natal, por ser uma data voltada à família, sempre haverá aquela receita da mãe ou da avó, e ninguém hesita em encher o prato, com direito a comida com muitos temperos e, claro, o fiel peru ou pernil. Se você não quer se esbaldar na hora do jantar, sirva-se de saladas e busque saber se há carnes assadas e sucos. Da mesma forma que na confraternização da empresa, sempre faça uma refeição anterior para diminuir a sensação de fome. Não dá para fazer isso? Não se preocupe, pois dificilmente faltarão saladas e frutas. Invista nelas!

A dica para a festa do Ano-Novo é a mesma da ceia de Natal. Sempre busque colocar no prato porções mais leves. Se você vai à praia, beba muita água e abuse dos sucos cítricos. Esse é o momento que todos não poupam no champanhe e você pode sair pela tangente, até mesmo com uma dose de água de coco. O vinho é até permitido, pois ele tem propriedades antioxidantes, mas evite as bebidas alcoólicas em excesso.

O segredo é fazer escolhas saudáveis. Se você for responsável pelo cardápio das festas, melhor ainda, pois dá para elaborar uma refeição bem seletiva. Afinal, nem todos os convidados estarão de dieta, certo? Mas é possível garantir o seu cantinho e curtir a festa sem culpa. Dessa forma, pense em alimentos de baixo valor calórico, coma queijos brancos e abuse dos sucos naturais. Você se sentirá melhor e não terá medo de subir na balança no dia seguinte.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).