Mantendo o bronzeado

Manter o bronzeado não é difícil, mas desprende um pouco de trabalho e atenção que começa antes da praia ou clube. Conheça algumas dicas para continuar com a cor do verão por mais tempo. 

A duração depende do tipo de pele e do tempo que ficou exposta ao sol, contudo é preciso cuidado e tomar sol somente em horários determinados para a pele não ficar com aquele aspecto indesejado, que parece estar descascando. Comece com uma boa esfoliação alguns dias antes de ir a praia, pois ela remove as células mortas da pele e ajuda a ter um bronzeado uniforme, sem falhas ou o pior, manchas. A esfoliação só é contra indicada se a pele já estiver queimada do sol, pois assim poderá danificar ainda mais. Mantenha também, a pele sempre hidratada antes e depois de tomar sol e ainda consuma bastante líquido para repor a água que se perde com a transpiração.
Quando começar a tomar sol, dê preferência a autobrozeadores aos bronzeadores, pois eles são mais seguros devido ao maior fator de proteção. Enquanto os bronzeadores possuem a característica de atrair os raios solares para estimular o corpo a produzir melanina, os autobronzeadores apresentam fator de proteção que impede a radiação de queimar a pele. Além de ser uma opção segura, os autobronzeadores deixam a pele dourada por mais tempo. Isso porque ele possui em sua fórmula a Didroxiacetona (DHA), um reagente que produz melanina naturalmente sem a necessidade de se expor ao sol. Mesmo com o uso desses produtos, o ideal é se expor ao sol no período da manhã ao fim da tarde, quando o sol castiga menos e as chances de queimar a pele são menores.
Quando o tempo de exposição é muito prolongado a pele pode queimar e em seguida descascar. A descamação ocorre quando o organismo reage aos efeitos do sol, no entanto não é algo muito bom, pois compromete a saúde da pele e a beleza do bronzeado. O ideal é dividir o tempo de exposição em pequenas etapas, por exemplo: no primeiro dia de praia use protetor solar e nos dias seguintes diminua o fator de proteção até chegar ao uso do autobronzeador. Lembre-se que nada adianta ficar o dia inteiro sob a ação do sol, pois ele pode mesmo danificar a pele e você não terá o resultado desejado.
Para manter o bronzeado por mais dias é interessante consumir alimentos ricos em betacaroteno, que ajuda na pigmentação. Eles são convertidos em vitamina A quando consumidos e ajudam na proteção da pele contra os raios solares. O betacaroteno pode ser encontrado principalmente em frutas e legumes como cenoura, abóbora, mamão, beterraba, couve, espinafre, brócolis e outros. Consuma também alimentos ricos em vitamina C e E, além do Ômega 3, que apresentam antioxidantes, ideais para a proteção contra a radiação. Eles podem ser encontrados na laranja, acerola, grãos integrais, melancia, tomate e no caso do ômega 3, em peixes vindos do mar. Por fim, proteja a pela com protetor solar nos dias após o bronzeado, mesmo nos dias nublados.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).