11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como limpar sapatos

Aquele sapato que você adora pode durar muito mais se cuidar dele direitinho. Veja algumas dicas de como limpar cada tipo de calçado.

Pisões, poças d’água, chuva, patas de cachorro, topadas – e o sapato que saiu de casa tão bonito e limpinho volta um verdadeiro bagaço no final do dia. Parte do fetiche feminino para a grande maioria das mulheres, esses icônicos acessórios muitas vezes são responsáveis por dar um up! no visual, por deixar as pernas mais bonitas, ou simplesmente os pés mais confortáveis. Que atire a primeira pedra quem não tem aquela sandália ou sapatilha preferida, que quase já sabe o caminho do trabalho sozinha, ou quem nunca fez uma loucura econômica para resgatar aquele par da vitrine – e nunca se arrependeu. Então não há mulher que não saiba que eles devem ser muito bem tratados, afinal quanto melhor a manutenção mais tempo ele vai durar, e poucas coisas são tão boas na vida quanto aquele calçado que já tem a forma certinha dos seus pés. Veja aqui como deixá-los limpos novamente depois de um dia de aventuras.

Cada tipo de sapato tem uma forma mais adequada de limpeza, mas de um modo geral o velho e bom paninho é indispensável, nem que seja como apenas a preparação básica. Por isso tenha sempre um pano limpo e seco à mão e uma escova de cerdas macias, porque se forem duras podem deixar superfície toda arranhada. O melhor também é limpar os sapatos logo que chegar em casa, mas como ninguém é de ferro, jante, tome banho, mas não esqueça de trata-los antes de dormir. Assim as manchas e a sujeira em geral saem com mais facilidade e você ainda ganha tempo para usá-los no dia seguinte se precisarem de algum tratamento um pouco mais demorado. Além disso, depois do uso e da limpeza, o ideal é que passem a noite em um lugar fresco e arejado, como a varanda ou área de serviço, para quem “respirem” à vontade. Isso evita aquelas manchas na palmilha e a proliferação de fungos e bactérias que causam mau cheiro. Mas nada de sol nem secador de cabelo, deixe-os à sombra e, se estiverem muito molhados, pode ser colocado um pouco de jornal amassado por dentro deles.

Os sapatos de couro são os que precisam de cuidados mais delicados, porque eles também precisam ser hidratados. A melhor forma de limpá-los é com uma flanela umedecida suavemente por dentro e por fora. Sabões e detergentes podem manchar o couro, então use produtos específicos para o material como cremes e líquidos renovadores de couro, vaselina ou ainda gasolina ou clara em neve nas manchas mais profundas dos couros bem clarinhos. Para limpar na área interna dos sapatos de couro a dica é casca de banana, acredite. Se for o calçado for de camurça ou de nobuck, use escovas bem macias na superfície, mas se a sujeira for resistente, experimente passar uma mistura de água e condicionador branco. Você também pode esfregar um miolo de pão fresco para tirar manchas da camurça, mas se ela for de gordura experimente também algodão molhado com éter.

Para os sapatos feitos de tecido a melhor forma de limpá-los é com um pano limpo e seco umedecido em querosene ou álcool. Sapatilhas, tênis e sandálias desse material ficam com a aparência de novos. Você deve evitar lavar seus sapatos o máximo possível, mas vamos combinar que de vez em quando os tênis fica de um jeito que só um belo banho é capaz de resolver. O ideal é levá-los para uma lavanderia, mas se isso não for possível, separe palmilhas e cadarços em um único saco. Esfregue uma escova de cerdas macias com um pouco de detergente nas partes mais sujas do tênis e depois coloque-o em um saco de proteção para ser levado à máquina. Essa deve ficar em um programa para roupas delicadas para evitar o descolamento da sola. E fica a dica: na hora da centrifugação, coloque uma toalha seca junto e eles sairão mais enxutos ainda. Pronto, seus calçados estarão prontos para companhá-la por muitas jornadas ainda, por vários anos.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).