Leite para alisar o cabelo

Não é de hoje que ele é usado na beleza feminina. Veja como fazer máscaras para cabelo com o leite e alisar seus fios de forma gradativa e natural.

Não é de hoje que o leite é usado para a beleza feminina, e o próprio cinema já se encarregou de perpetuar imagens como a da rainha egípcia Cleópatra banhando-se em leite. A verdade é que, muito mais do que apenas um mito, hoje os dermatologistas sabem que o ácido lático tem propriedades rejuvenescedoras e hidratantes, e por isso ele é utilizado em diversas formas de cosméticos e tratamentos. Não é à toa, portanto, que ele esteja sendo usado com tanto sucesso como forma de alisar os cabelos, em máscaras naturais que prometem vida nova aos fios. E não é difícil de entender: rico em aminoácidos e colágeno, o leite é perfeito para repor a queratina da pele e dos cabelos, um tipo de proteína que precisa de aminoácidos para manter a sua estrutura e estar sempre renovada.

Ele é especialmente eficaz, no entanto, para quem tem os fios ressecados, maltratados pelo uso excessivo de químicas como escovas, alisamentos e tinturas, mas deve ser evitado em quem tem cabelos oleosos. Como o leite também é rico em cálcio, muito usado em máscaras, cosméticos, hidratantes, maquiagens e cremes para o corpo e para o rosto, a escova de leite tem se mostrado uma ótima solução caseira para quem quer alisar os fios, especialmente para quem tem cabelos ondulados ou levemente cacheados. Já para quem tem os cabelos bem encaracolados talvez seja necessário duas ou três aplicações para conseguir o efeito liso, já que o leite reduz o volume do cabelo gradativamente.

Para quem quer aproveitar todas as propriedades desse produto naturalmente poderoso, algumas receitas caseiras ajudam a potencializar suas propriedades. Uma das mais simples é colocar apenas 1 xícara de chá de leite e meia xícara de água em um borrifador e aplicar uniformemente por todo o cabelo seco. Depois de 25 minutos seque com uma toalha, penteie e só então lave e enxágue normalmente. A receita pode ser repetida até 3 vezes por semana. Você também optar por borrifa-lo puro, sem a água, mas nesse caso repita a operação apenas 1 vez por semana e depois passar para cada 15 dias. Não esqueça que a máscara é totalmente natural e o efeito é progressivo, portanto o efeito liso, a princípio, só deverá durar até a próxima lavagem.

Se você também quiser dar ainda mais brilho aos cabelos, pode fazer uma máscara de leite e limão: junte duas colheres de sopa de limão a 1 copo de leite e leve à geladeira até que a consistência fique espessa. Depois aplique nos cabelos secos de maneira uniforme, massageando bem. Penteie os fios com um pente de dentes largos (que também ajudará a espalhar ainda mais uniformemente o produto) e cubra os cabelos com uma touca plástica. Deixe por cerca de 30 minutos e depois enxágue. Essa máscara pode ser repetida até 3 vezes por semana. Assim você terá cabelos mais saudáveis, sedosos, brilhantes e lisos de uma forma natural, sem uso de química.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).