Laminas para cada tipo de barba

Veja como conseguir a barba perfeita usando o tipo certo de lâmina para cada estilo

A beleza masculina também tem seus segredos e, acredite, eles são muitos e podem influenciar bastante no seu próprio bem estar. Mas se você acha que para fazer a barba basta uma lâmina suave ou, pelo contrário, escolhe a mais barata do mercado porque no final das contas “lâmina é tudo igual”, você está cometendo um grande erro. Uma barba bem feita não é só aquela que elimina todos os pelos, mas também a que deixa a pele com aparência saudável, meio tipo “bumbum de bebê” mesmo. Afinal, tanto a pele quanto a própria barba devem ser bonitas de se olhar e gostosas de tocar, além de fazer você se sentir leve e refrescante. Por isso esse ícone da masculinidade merece todo respeito e carinho do mundo, e mais: a lâmina certa para cada tipo de barba.

A escolha correta da lâmina não só deixa a pele lisinha e suave, mas também evita irritações e inflamações desagradáveis, principalmente quando ela precisa ser feita todos os dias. Uma regra, no entanto, serve para todos: nada de economizar, dê sempre preferência a produtos de qualidade. Por isso, se ficar a dúvida da marca e for escolher pelo preço, muito provavelmente as mais caras serão as melhores, feitas com materiais mais nobres e com o fio mais eficiente. Mas fica aí uma dica: experimente, guarde o nome e de repente até anote a sua impressão sobre o produto. Assim fica mais fácil e de mais tarde voltar a ela ou evita-la na hora da compra.

Se o seu trabalho é daquele que não permite a barba mal feita ou grande e exige a pele totalmente lisa, você deve utilizar lâminas de alta precisão. Como elas são desenvolvidas com alta tecnologia, elas têm um corte mais rente e preciso, mas atenção também ao seu tipo de pele. Se ela for muito sensível provavelmente precisará de artefatos especiais, específicas para peles sensíveis – indicação que normalmente está presente na própria embalagem. As lâminas de alta precisão também são perfeitas para quem gosta de usar a barba cheia porque oferecem bastante precisão na hora de barbear, apenas aparando os fios e mantendo o corte. Elas são as mais indicadas para quem adota o estilo lumbersexual, por exemplo, a última moda masculina.

Já as lâminas de média precisão são ótimas para quem não quer a barba nem curtíssima nem comprida – aquelas que são formadas por duas lâminas. A fiação média também pode ser usada para quem gosta da barba rala, aquela que dá um ar despretensiosamente arrumado, mas não muito. Elas também podem ser usadas em conjunto, neste caso, pelos aparelhos de barbear, que vêm com vários apetrechos e conseguem dar a textura certa à barba de quem quer apenas um sombreado no rosto. Por outro lado, quem gosta das barbas desenhadas, no melhor estilo Tony Stark, o Homem de Ferro, pode contar com as lâminas para desenho, que podem ser compradas em lojas de artigos para beleza. Além de não agredir a pele, esse tipo de lâmina ainda mantém o feitio por mais tempo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).