Já experimentou fazer exercícios com faixa elástica?

Saiba por que a faixa elástica tem ganhado o coração de tantas mulheres.

Seja para exercitar-se em casa ou na academia um dos principais objetivos dos exercícios é ficar mais saudável, definir os músculos e melhorar a aparência do corpo. E para quem curte definição uma boa dica para aumentar a eficiência dos exercícios e acelerar os resultados é utilizar a faixa elástica. Os exercícios feitos com as faixas elásticas estão ganhando cada vez mais espaço nas academias, uma vez que as faixas são muito fáceis de serem carregadas e podem ser utilizadas em qualquer ambiente e por qualquer pessoa, independentemente de sua idade ou condicionamento físico. As faixas também são usadas na reabilitação e prevenção de lesões. Outra vantagem que as faixas trazem é simular e melhorar as atividades diárias, pois trabalha a parte funcional do corpo e aumenta a coordenação dos movimentos em tratamentos pós-operatórios, razão pela qual ela é bastante indicada em sessões de fisioterapias.

Os exercícios feitos com a ajuda de uma faixa elástica trazem flexibilidade, resistência à fadiga, fortalecimento dos músculos, melhora na coordenação motora e aceleração dos resultados obtidos através da musculação. A faixa elástica ajuda na prática dos exercícios e pode ser encontrada em lojas voltadas ao esporte. Elas podem ser usadas em qualquer lugar e de várias formas, substituindo vários equipamentos de musculação. Vale lembrar que assim como qualquer outro exercício, a utilização das faixas elásticas deve ser orientada por um profissional especializado, independentemente se a meta do atleta é aumentar seu condicionamento físico ou para fins de reabilitação de lesões.

Outra dica importante é sempre fazer os exercícios na frente de um espelho, pois isso irá ajuda-lo a realizar os movimentos tendo a certeza de que sua postura está correta. Além disso, exercícios de aquecimento antes de partir para o treinamento irão ajudar a amenizar seu impacto, prevenindo lesões.

Exemplo de exercícios com a faixa elástica:

Agachamentos
– Coloque a faixa elástica sob seus pés, que devem estar alinhados com seus ombros;
– Agora segure as extremidades da faixa com cada mão;
– Leve a faixa sobre cada ombro a fim de que ela permaneça no lugar;
– Agache em linha reta, atento à postura e contraindo o abdômen;
– Volte à posição inicial e faça entre 8 e 10 repetições.

Flexão de pernas
– Deite-se no chão de barriga para baixo;
– Coloque a faixa em torno de seu tornozelo direito;
– A outra extremidade deve servir como apoio para o pé esquerdo;
– Dobre sua perna, elevando-a até a altura do joelho.
– O calcanhar deve ser conduzido até o glúteo, mas sem exceder o limite do conforto. Caso sinta algum desconforto ou dor, suspenda o exercício imediatamente.
– Volte à posição inicial. Faça entre 10 e 20 repetições em cada perna.

Bíceps e tríceps
– Fixe a faixa em uma superfície resistente e de preferencia em posição alta;
– Use seu lado direito de suporte, pegando uma das extremidades;
– Faça movimentos suaves, puxando a banda para baixo e seu corpo para a frente de seus joelhos. Não se esqueça de girar o quadril direito e o pé para conseguir manter a postura apropriada;
– Faça entre 8 e 10 repetições em cada lado.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).