Menu

Ilumine o visual com luzes e mechas

Todas as mulheres gostam de fazer uma mudança no visual, ainda mais se elas envolvem as madeixas. Depois de definir o melhor corte para seu formato facial, é comum querer tingir os fios para dar aquela inovada, não só para atrair novos olhares, como para deixar a autoestima lá no topo. Por mais que seja fácil falar sobre a vontade de tingir os fios, nem todas têm a coragem de fazer uma mudança radical por achar que o tom não vai ficar legal ou por que tem medo que o cabeleireiro dê uma escorregadinha básica que pode render muitos pesadelos.

Às vezes, o resultado do tingimento pode não sair como o esperado. Sendo assim, você já pensou em fazer luzes ou mechas? Elas podem ser uma atitude valiosa para quem nunca tingiu os fios por completo. Além disso, se você gostar do tom, mudar o look totalmente será muito mais fácil por causa da confiança no procedimento e do costume com a nova tonalização dos cabelos. Mas tenha em mente que as luzes e as mechas seguem a mesma regra da coloração total, ou seja, a cor tem que combinar com seu tom de pele.

As luzes iluminam o rosto e dão um aspecto natural às madeixas. Elas são distribuídas pelos fios e a tonalidade parte da cor natural do cabelo e da pele. O tom preferido das mulheres, sem dúvidas, é o loiro e é preciso um pouco de cuidado. As loiras e morenas com pele clara podem arriscar nos tons mais acinzentados ou prata. As mulatas e as ruivas podem investir no dourado. As loiras com pele dourada combinam com tons de mel e as mulheres de cabelo e pele morena podem pedir ao cabeleireiro o loiro acobreado ou reflexos dourados.

No caso das mechas, elas possuem a mesma proposta das luzes e existem muitas técnicas de aplicação nas madeixas, como a balaiagem, feita com mechas finas na parte superior do cabelo, destinada àquelas que querem clarear o cabelo de maneira que a tonalidade fique discreta. O reflexo também é uma opção, pois deixam os fios com uma tonalidade mais clara em comparação às luzes e a coloração é distribuída por todo o cabelo. Se você tem os fios claros, pode investir, pois o método não trará um resultado artificial nem com muito contraste.

Independente da escolha, vale anotar essas dicas preciosas. Se você tem pele clara, os tons indicados são o loiro em tom mais quente e o vermelho. As mulheres com peles morenas tem um leque maior de opções, como o marrom, vermelho, castanho dourado ou claro. As que têm a pele negra precisam tomar um pouco de cuidado, mas podem investir nos tons mais quentes, puxado para o vermelho, acaju e marrom acobreado. As orientais podem se arriscar nos tons escuros também, como preto, castanho, acaju e acobreado.

É recomendado fazer uma hidratação após o clareamento dos fios para fugir daquela aparência de cabelos ressecados. Tome cuidado ao decidir pelos tons loiros, pois eles devem estar de acordo com seu tom de pele, para não ficar nem muito chamativo e nem com uma aparência muito escurecida, dando a impressão que o rosto está apagado. Sem contar a atenção redobrada para o desbotamento, especialmente com os tons vermelhos.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. cabelos.louro.e.muito.lindo.mais.tem.que.ter.muito.cuidado

    • Luciana Pepino disse:

      Verdade, Lucineide.
      Tanto na hora de tingir, como depois, os cabelos com química devem receber um cuidado especial para continuarem bonitos e brilhosos! 🙂

  2. cabelos.com.mechas.e.lindo