Huumm, que tal uma sopinha?

Quem nunca tomou aquela sopa quentinha em uma noite fria de inverno? Além de aquecer o corpo, este tipo de prato ainda traz outros benefícios à saúde. Os ingredientes combinados oferecerem uma rica fonte de nutrientes e os caprichados temperos dão aquele sabor convidativo para uma deliciosa sopa de inverno.

Um caldo bem preparado tem vitaminas, fibras, propriedades antioxidantes e minerais. Para quem deseja emagrecer, o prato é ideal, porque possui menos calorias. E como não tomamos muito líquido com o tempo mais ameno, a sopa é uma boa pedida para hidratar o organismo, já que tem uma quantidade maior de água do que os outros pratos.

Para quem fez cirurgia plástica, recomenda-se alimentação leve nas primeiras horas ou no primeiro dia pós-operatório. As sopas de abóbora, por exemplo, além de muito saborosas, oferecem uma rica fonte de vitamina A (que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico, dos olhos e é antioxidante). O caldo de feijão é rico em ferro, metal que participa do transporte e utilização do oxigênio para produzir energia no corpo humano.

Para o frio, vale a pena provar outras sopas deliciosas como as de creme de legumes, capelete no caldo de galinha, árabe, chinesa de vegetais, cremosa de batata doce ou de batata e brócolis, com omelete e muitas outras. Agora, se você não aprecia os sabores desses componentes, a dica é fazer um prato rico em minerais, fibras e vitaminas. Para isso combine carboidrato verduras e legumes.

Aproveite para soltar a criatividade e preparar sopas ainda mais saborosas e nutritivas!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).