Menu

Cirurgia plástica em homens: quais são as mais comuns?

Cirurgia plástica não é uma exclusividade do sexo feminino; saiba quais são os procedimentos cirúrgicos mais procurados pelos homens

A cada ano que passa, aumenta o número de cirurgia plástica em homens que também buscam tratamentos estéticos como forma de ficar mais bonitos e com uma aparência mais saudável. Contudo, diferente das mulheres, eles têm as suas particularidades na hora de procurar os procedimentos cirúrgicos.

Você saberia dizer quais são as cirurgias plásticas que mais atraem a atenção dos homens? Listamos aqui aqueles procedimentos que têm a maior procura nas clínicas de cirurgia plástica em todo o Brasil.

Alguns são similares aos das mulheres, mas há vários tratamentos inconfundíveis para o mundo masculino.

1 – Lipoaspiração

Assim como as mulheres procuram formas de afinar a silhueta, os homens também estão preocupados com a sua aparência física.

Tanto é que, assim como acontece com as mulheres, a cirurgia plástica em homens mais procurada é a lipoaspiração. Ela é indicada para aqueles que precisam retirar camadas de gordura de regiões como o abdômen e a cintura.

Não há uma idade mínima para que o paciente faça uma lipoaspiração, porém não é recomendável fazer esse tipo de procedimento na adolescência, pois nessa fase ainda há muitas transformações no corpo.

É importante lembrar sempre que a lipoaspiração não é uma cirurgia de emagrecimento, mas sim de redução de medidas.

representação de marcações de uma cirurgia plástica em homens
fonte: pinterest

2 – Rinoplastia

A rinoplastia tem um alto índice de procura tanto por homens quanto por mulheres, mas os integrantes do sexo masculino acabam tendo maior interesse por esse procedimento.

A rinoplastia é a cirurgia no nariz e, em geral, os homens buscam nesse tratamento a possibilidade de diminuir, aumentar ou modificar o formato do nariz.

Em geral, essa é uma cirurgia cujo processo de recuperação leva em torno de três semanas e deve-se evitar a exposição ao sol por um período de oito semanas.

Se por um lado ela é considerada uma cirurgia simples, por outro é preciso ficar muito atento para seguir os conselhos médicos no processo pós-operatório.

3 – Otoplastia

Esse é mais um procedimento cirúrgico que também não é exclusividade das mulheres. Os homens buscam bastante pela otoplastia.

Trata-se da cirurgia que é feita nas orelhas e visa, em geral, corrigir um problema estético popularmente conhecido como “orelhas de abano”. Mesmo crianças podem se submeter a essa cirurgia, o que torna a procura ainda maior.

Contudo, pelas mesmas razões que apontamos no caso da lipoaspiração, a recorrência maior ainda recai sobre os jovens entre 18 e 25 anos.

Nesta cirurgia, a cartilagem da orelha é removida ou dobrada, de forma que elas fiquem mais próximas da cabeça. Em geral, em uma semana já é possível tirar os pontos da cirurgia. Saiba mais sobre a otoplastia para homens. 

4 – Implantes capilares

O problema da queda de cabelo é muito mais evidente nos homens do que nas mulheres e, por conta disso, podemos dizer que essa é uma preocupação quase que exclusiva do sexo masculino.

Os implantes capilares entram na lista como uma das cirurgias plásticas em homens mais procuradas. Há diversas técnicas que podem ser empregadas, de forma que os resultados e os custos dessa cirurgia variam muito.

Antes de optar por qualquer uma delas, o ideal é visitar um cirurgião para obter mais orientações.

Ele é responsável por avaliar e dizer qual é a mais indicada entre todas, levando em consideração as suas necessidades, seu tempo disponível e suas condições financeiras. Alguns procedimentos podem levar até 18 meses entre a primeira e a última sessão.

5 – Ginecomastia

A ginecomastia é o procedimento conhecido como “redução de mamas” e é mais comum do que você imagina entre os homens. Estima-se que cerca de 40% dos homens possam ser afetados pelo aumento das mamas.

A cirurgia pode ser feita por pessoas de qualquer idade, mas é necessário estar com a saúde em dia para estar apto ao procedimento.

Ao contrário também do que muitos imaginam, esse problema não ocorre por excesso de gordura, mas sim por aumento na quantidade de tecido mamário.

As fases mais comuns de ocorrerem essa patologia são nos momentos em que há mais alterações hormonais no homem – na transição da infância para a adolescência e no início da velhice.

Confira mais – Como é o processo do pós-operatório de ginecomastia?

representação de mamas masculinas
fonte: pinterest

6 – Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia plástica que visa retirar o excesso de pele e gordura das pálpebras, suavizando as olheiras o os sinais de cansaço. Por suas características, a procura maior é feita por homens com idade acima dos 35 anos.

Essa intervenção cirúrgica pode ainda ser combinada com uma ritidectomia – popularmente conhecida como lifting. O procedimento cirúrgico, em geral, não é dos mais complexos, podendo o paciente ser liberado ainda no mesmo dia.

A intervenção é feita com anestesia local, com ou sem sedação, ou ainda com anestesia geral, se o médico responsável achar mais adequado.

A duração média de uma cirurgia como essa é de duas a três horas. O tempo de recuperação varia, mas em média entre sete e dez dias é um prazo razoável para voltar ao trabalho.

Beleza ao alcance de todos

Como você pôde perceber, os benefícios da cirurgia plástica em homens não estão apenas ao alcance das mulheres. 

Felizmente, os homens têm ficado mais abertos às cirurgias plásticas para corrigir imperfeições que podem trazer grandes problemas de autoestima, permitindo-se conquistar formas mais harmônicas à sua estrutura corporal e ao seu perfil!

  • 15
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).